Daniel Proença de Carvalho assume presidência do grupo Movicortes

O advogado Daniel Proença de Carvalho, que se retirou da advocacia o ano passado, é o novo presidente do conselho de administração do grupo de Leiria Movicortes.

O ex-presidente da Uría Menéndez-Proença de Carvalho, Daniel Proença de Carvalho, assumiu a presidência do grupo Movicortes, substituindo o advogado Teófilo Santos. O grupo de Leiria atua em várias áreas, como a de equipamentos industriais, automóveis, vinho e media.

Paralelamente à entrada de Proença de Carvalho, ocorreu outra alteração na empresa. O grupo passou a ser detido a 100% por Catarina Vieira, que anteriormente dividia com a irmã a mesma. O conselho de administração, presidido agora pelo advogado português, é anda composto pelos vogais Catarina Vieira, Arnaldo Sapinho, Pedro Ribeiro e Rui Pereira. Daniel Proença de Carvalho inicia assim o seu mandato que termina em 2022.

Com 38 anos de existência, o grupo Movicortes apresenta vendas de 58.1 milhões de euros, emprega 188 trabalhadores e está representado em Angola e Moçambique.

Em 2019, Daniel Proença de Carvalho retirou-se da advocacia, após 50 anos a exercer a profissão. O advogado exercia o cargo de presidente a Uría Menéndez – Proença de Carvalho, escritório a que esteve ligado dez anos. Atualmente, o novo presidente da Movicortes assume funções de patrono da Fundação Professor Uría.

Daniel Proença de Carvalho assumiu as funções de presidente da UM-PC em março de 2010, através da fusão da sociedade de advogados Proença de Carvalho & Associados com a Uría Menéndez. A par da sua atividade como advogado, desempenhou vários cargos, tendo sido ministro da Comunicação Social no quarto Governo Constitucional presidido por Mota Pinto (1978/79), presidente da RTP (1980/83) e presidente do Conselho de Administração da Fundação Arpad Szènes-Vieira da Silva (1993/2007). É atualmente presidente da Assembleia Geral do Instituto Português de Corporate Governance, desde junho de 2010. E ainda presidente do Conselho de Administração da Global Media, grupo que detém títulos como o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias.

Proença de Carvalho exerce funções em instituições de utilidade pública sem fins lucrativos, designadamente, preside o Conselho de Curadores da Fundação Champalimaud.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Daniel Proença de Carvalho assume presidência do grupo Movicortes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião