Novos iPhones não incluem adaptador elétrico nem auscultadores

  • Tiago Lopes
  • 14 Outubro 2020

A Apple confirmou que as caixas dos novos iPhones não vão incluir o tradicional adaptador elétrico que liga ao cabo, nem os auscultadores Lightning. Estes acessórios serão vendidos em separado.

A Apple apresentou quatro novas versões do iPhone, desde o 12 Mini ao 12 Pro Max, um mês depois de lançar um novo iPad e Apple Watch. Todos os novos modelos incluem 5G, algo que a marca repetiu vezes sem conta na apresentação desta terça-feira. Menos óbvio ficou um outro pormenor: os novos modelos não incluem de origem o adaptador que liga à ficha elétrica, nem auscultadores.

Não há muito tempo, a Apple gerou polémica com a decisão de eliminar a entrada de auscultadores do iPhone. Alguns anos depois, a decisão é pouco contestada e não afastou os fãs da marca. Agora, a empresa volta a fazer uma aposta de risco: inclui apenas o cabo do carregador, com ligação USB-C – Lightning, mas sem adaptador elétrico nem auscultadores da marca.

Depois da apresentação desta terça-feira, seguiram-se as primeiras reações aos novos modelos apresentados. A ausência do adaptadordo carregador foi notada por sites de tecnologia como o Mashable. Os preços em Portugal dos novos modelos começam nos 829 euros (iPhone 12 mini 64 GB) e vão até aos 1.629 euros (iPhone 12 Pro Max 512 GB).

A confirmação da ausência do adaptador e auscultadores chegou por intermédio da vice-presidente de políticas ambientais e iniciativas sociais da Apple, Lisa Jackson, que referiu que, desta forma, “a caixa do novo iPhone será mais leve e mais pequena”, o que “permite aumentar a capacidade de envio de produtos na palete de transporte em cerca de 70%”.

Assim, ao comprar um destes novos iPhones, é necessário adquirir um adaptador com ligação USB-C para carregar o telemóvel, ou usar a ligação a uma porta USB-C de um computador que a tenha (como é o caso, claro, dos computadores Mac mais modernos).

Quanto aos ascultadores, também têm de ser adquiridos em separado, e não uns quaisquer. Sem entrada para eles, terá de obter uns auscultadores com fio e ligação Lightning, ou uns AirPods, ou outra alternativa sem fios que se ligue por Bluetooth ao aparelho.

A reação nas redes sociais

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novos iPhones não incluem adaptador elétrico nem auscultadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião