Hoje nas notícias: IRS, Galp e contratação coletiva

  • ECO
  • 27 Outubro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Em dez anos, duplicou o número de Câmaras a darem desconto no IRS aos munícipes. Esta terça-feira fica ainda marcada pela nota de que a contratação coletiva vai trazer vantagens no acesso a apoios públicos e de a Galp Energia estar a avaliar a produção de biocombustíveis em Matosinhos. A PSP fiscaliza mais de 2.000 pessoas em isolamento por dia e a direita está preparada para se entender nos Açores.

Número de Câmaras com desconto no IRS duplica em dez anos

O número de Câmaras Municipais a darem desconto no IRS aos munícipes, ao abrigo do Regime Financeiro das Autarquias locais, duplicou em dez anos. Em 2021 há eleições autárquicas e serão 137 os municípios portugueses a darem este benefício, abdicando total ou parcialmente da percentagem de receita fiscal a que têm direito. O município de Vila Nova de Gaia é um dos estreantes nestes descontos, enquanto em Braga cresce o montante devolvido aos contribuintes. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível).

Empresas com contratação coletiva com prioridade no acesso a apoios públicos

As empresas que tenham instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho vão ter prioridade no acesso aos apoios do Estado, a financiamento comunitário e na contratação pública. A medida consta do documento entregue aos sindicatos e aos patrões na reunião mais recente de Concertação Social e deverá ser incluída no diploma que suspenderá a caducidade da contratação coletiva por 24 meses. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Galp avalia produção de biocombustíveis em Matosinhos

A Galp Energia está a avaliar a possibilidade de produzir biocombustíveis e aumentar o coprocessamento de matérias-primas, como vegetais e resíduos, na refinaria de Matosinhos. A empresa quer dar uma “nova vida” a essa infraestrutura, estando a ponderar a integração de soluções para produzir produtos de baixa intensidade carbónica. Esta estratégia faz parte do plano de descarbonização do portefólio da Galp Energia. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

PSP fiscaliza mais de 2.000 pessoas em isolamento por dia

A PSP fiscaliza por dia mais de 2.000 pessoas em situação de isolamento por causa da Covid-19, enquanto a GNR admite reforçar o efetivo para melhor fazer cumprir as regras. Desde o início de junho até 14 de outubro, as duas polícias já passaram 1.109 multas por incumprimento das regras de controlo da pandemia. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Direita preparada para se entender nos Açores

O CDS está disposto a construir uma maioria nos Açores com o PSD. Já o Chega, que elegeu dois deputados pela primeira vez para o Parlamento regional, admite votar contra qualquer programa socialista. O PPM e a Iniciativa Liberal também estão dispostos a ouvir. Está tudo nas mãos do PSD, que garante que os sociais-democratas vão olhando para os parceiros de direita com a ideia de levar o CDS e o PPM para o Governo, deixando o Chega e a Iniciativa Liberal como parceiros parlamentares. Leia a notícia completa no Observador (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: IRS, Galp e contratação coletiva

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião