Dijsselbloem não é “grande adepto de sanções”

Não é "grande adepto de sanções", mas Jeroen Dijsselbloem pressionou o Parlamento Europeu para zelar pelo cumprimento das regras europeias. Presidente do Eurogrupo quer o aval dos deputados europeus.

O presidente do Eurogrupo disse esta segunda-feira no Luxemburgo que gostaria de ver o Parlamento Europeu também zelar pelo cumprimento das regras do pacto de estabilidade, no quadro do processo de suspensão de fundos a Portugal e Espanha.

À entrada para a reunião, o líder do Eurogrupo foi questionado sobre o “diálogo estruturado” que decorre entre o executivo comunitário e o Parlamento Europeu sobre a suspensão de fundos a Portugal e Espanha devido ao défice excessivo.

Jeroen Dijsselbloem garantiu que não é “grande adepto de sanções”, mas defendeu que estas devem ser aplicadas “em último recurso”, e disse esperar que os eurodeputados também ajudem a proteger “a credibilidade do pacto”.

 

O Eurogrupo reúne-se esta tarde, um encontro informal antes do ECOFIN – reunião formal dos ministros das Finanças dos Estados-membros – do Conselho Europeu que acontece esta terça-feira no Luxemburgo, logo pela manhã. Às 12h30, hora em Portugal, acontece a conferência de imprensa do ECOFIN.

No quadro dos procedimentos por défice excessivo aos dois países, e apesar do cancelamento das multas, o processo de suspensão parcial de fundos prosseguiu, dado ser automático.

O Parlamento Europeu solicitou um diálogo consultivo com a Comissão Europeu, mas ainda não está concluído. Os deputados europeu indicaram na semana passada que tencionam ouvir os ministros das Finanças de Portugal, Mário Centeno, e Espanha, Luis de Guindos.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dijsselbloem não é “grande adepto de sanções”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião