Correia de Campos eleito presidente do Conselho Económico e Social
À segunda votação, após uma reprovação em julho, Correia de Campos conseguiu pelo menos os 146 votos necessários. O voto é secreto.
Correia de Campos é o próximo presidente do Conselho Económico e Social, eleito com 146 votos, segundo a Lusa. A eleição decorreu esta sexta-feira na Assembleia da República, após uma tentativa falhada em julho, altura em que o nome de consenso entre o PSD e o PS foi reprovado.
Correia de Campos recolheu 54 votos brancos e 19 votos nulos, avança a SIC Notícias. Como estavam apenas 219 deputados presentes — dos 230 existentes — o mínimo de votos era exatamente 146.
De acordo com o site do Parlamento, o PSD tem 89 deputados e o PS 86. Em conjunto totalizam 175 deputados, número superior aos dois terços necessários. Mesmo com 11 deputados a faltarem, isso não justifica que a eleição tenha sido feita por um fio. Isto quer dizer que houve novamente deputados do PS ou PSD a votarem contra a eleição do Correia de Campos.
O ex-ministro da Saúde de José Sócrates tinha ficado aquém dos dois terços exigidos para ser aprovado. O voto é secreto, mas o mínimo para atingir os dois terços são exatamente 146 votos positivos dos deputados.
Em julho, Correia de Campos conseguiu apenas 105 votos favoráveis, contra 93 brancos e 23 nulos.
Editado por Mariana de Araújo Barbosa.
(Atualizado às 15h01)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Correia de Campos eleito presidente do Conselho Económico e Social
{{ noCommentsLabel }}