Energia anima PSI-20. CTT em queda livre
A sessão foi volátil, mas a bolsa nacional acabou por acabar no verde. Assim como o resto da Europa. A energia animou o PSI-20 e contrastou com os CTT. A empresa de serviços postais afundou 5%.
O dia não começou muito bem para a praça portuguesa. Assim como para o resto da Europa. Mas uma inversão da tendência a meio da sessão permitiu que encerrasse no verde. O PSI-20 foi animado pelo setor energético, mas os CTT caíram a pique. A empresa de serviços postais cedeu mais de 5%.
O índice nacional encerrou em alta de 0,5% para 4.414,98 pontos, recuperando das perdas iniciais e beneficiando da subida na Europa. O avanço do Stoxx 600 fez inicialmente uma pausa, mas voltou a ganhar fôlego.
Por cá, a pressão exercida pela descida da Jerónimo Martins e da Nos acabou por ser ofuscada pela valorização do setor energético. A Galp Energia foi a cotada que mais contribuiu para este ganho. A empresa avançou 3,8% para 12,45 euros, em linha com a recuperação dos preços do petróleo.
Mas os louros não são apenas da petrolífera. O grupo EDP também brilhou numa sessão marcada pela volatilidade. A EDP subiu mais de 2%, enquanto a EDP Renováveis acelerou 1,2% Estas duas cotadas continuam a recuperar das perdas acentuadas registadas após a eleição de Donald Trump. A incerteza em torno das políticas energéticas arrastou o setor para o vermelho.
Os CTT registaram uma queda de mais de 5% para 5,83, um mínimo desde agosto. O volume de negociação triplicou depois de se ficar a saber que o Governo vai notificar os cidadãos através de correio eletrónico e não de cartas para obter impostos referentes a 2012. As cartas poderiam impulsionar as receitas dos CTT, uma vez que “as notificações fiscais têm de ser enviadas por correio registado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Energia anima PSI-20. CTT em queda livre
{{ noCommentsLabel }}