Draghi alerta: economia do Reino Unido vai ser a primeira a sofrer
A telenovela Brexit continua e aproxima-se o início formal das negociações para a saída da UE. Mario Draghi alerta: as maiores consequências vão ser sofridas na economia do Reino Unido.
O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, alertou esta manhã, no Parlamento Europeu, para o facto de a economia do Reino Unido ser a primeira a sofrer as consequências da saída do país da União Europeia.
A economia da Zona Euro tem resistido às consequências do Brexit “encorajando a resiliência”, em parte devido aos esforços feitos pelo Banco Central Europeu, referiu Mario Draghi. Ainda assim, alerta o presidente, as consequências desta saída vão fazer-se sentir em todos os países da Europa, dependendo das ligações que cada um tem com o mercado britânico.
“Se, a longo prazo, a economia do Reino Unido se tornar cada vez mais fechada ao comércio exterior, e as políticas da migração e investimento direto forem levadas avante, vai haver um impacto negativo não só na inovação e na concorrência, mas também na produtividade do país”, referiu o presidente. “Os mais recentes desenvolvimentos vão pesar na economia do Reino Unido”, acrescentou.
Os comentários de Draghi surgem depois de Theresa May, primeira-ministra britânica, ter anunciado a intenção de avançar com as negociações para a saída já em março, embora possam demorar anos as conversações entre Bruxelas e Londres, avança a Bloomberg.
Draghi argumentou contra qualquer “desmembramento do mercado único”, que procura garantir igual acesso a todos os estados-membros da União.
“O referendo no Reino Unido criou incerteza quanto à participação do país no mercado único, mas o Mercado Único não pode voltar atrás”, disse Draghi, citado pela Bloomberg. “Isto significa também que não podemos recuar nas medidas que tomamos em relação ao regulamento e supervisão dos bancos e do mercado financeiro, que têm aumentado desde 2008”, acrescentou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Draghi alerta: economia do Reino Unido vai ser a primeira a sofrer
{{ noCommentsLabel }}