Já está. RTP 3 e RTP Memória estão na TDT

Os canais públicos já estão disponíveis na TDT, nas posições 6 e 7 do serviço. A medida beneficia cerca de dois milhões de portugueses, mas está longe de ser consensual.

A partir desta quinta-feira, a RTP 3 e a RTP Memória juntam-se aos cinco canais de distribuição livre já disponíveis no serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal. Os dois canais públicos, já presentes no cabo e na internet, estão agora disponíveis nas posições 6 e 7, respetivamente.

Gonçalo Reis, presidente executivo da RTP, disse ao ECO que a medida beneficiou “dois milhões de cidadãos” e que o alargamento da oferta de canais na TDT foi possível graças a “uma convergência de vontades” entre Governo, Parlamento e gestão da empresa.

A entrada destes canais na TDT foi determinada em Conselho de Ministros em julho, numa resolução que o presidente da RTP classifica como “clara” e “objetiva”. O documento, no entanto, impede a exploração comercial dos canais, que só poderão transmitir publicidade institucional (autopromoções e promoção cultural).

A RTP 3 é um canal dedicado à informação, enquanto a RTP Memória transmite conteúdos clássicos do vasto acervo da empresa. Está também prevista a abertura de concurso público em 2017 para a entrada de mais dois canais, o que preencherá a total capacidade do sistema de TDT no país.

Porém, a transmissão livre da RTP 3 e da RTP Memória não é consensual, principalmente entre os operadores privados. Em setembro, Francisco Pedro Balsemão, presidente executivo da Impresa, dona da SIC, disse à Lusa que a estação de Carnaxide está “a estudar” formas de contestar a medida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Já está. RTP 3 e RTP Memória estão na TDT

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião