Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 5 Dezembro 2016

Valls junta-se à corrida presidencial francesa, controverso oleoduto americano foi bloqueado, o processo do Brexit enfrenta hoje um importante desafio, e outras quatro notícias que marcam o dia.

Esta segunda-feira está a ser marcada pelo rescaldo do referendo italiano que levou à demissão do primeiro-ministro Renzi, mas na Nova Zelândia há outra surpresa: o primeiro-ministro demitiu-se de surpresa e recomendou um sucessor. Em França continuam a aparecer candidatos para o Eliseu e na Grécia encontra-se esperança para a crise da dívida onde o resto da Europa vê incerteza. Leia aqui as sete notícias que estão a marcar a atualidade mundial.

Le Monde

Manuel Valls anuncia hoje candidatura às presidenciais francesas

Após François Hollande ter anunciado que não se vai recandidatar, e numa altura em que já se prevê que o grande rival da candidata da extrema-direita Marine Le Pen vai ser o escolhido pela direita, François Fillon, o Le Monde escreve que o atual primeiro-ministro Manuel Valls vai anunciar hoje ao final da tarde a sua candidatura para ser o escolhido da esquerda. Leia a notícia completa no Le Monde. (Conteúdo em francês / Acesso gratuito).

Financial Times

Bruxelas está “perto” de acordo comercial com Japão

Com o grande desagrado que se tem feito sentir com os acordos de comércio livre, incluindo a rejeição do acordo com o Canadá intitulado CETA, a União Europeia avança agora mais lentamente na procura de um acordo com o Japão, na esperança de que não aconteça o mesmo. “Estamos muito perto de fechar o acordo”, disse a comissária Cecilia Malmström ao Financial Times. O acordo é semelhante ao CETA no sentido em que aborda quase todas as áreas da economia. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

The New York Times

Exército bloqueia construção de controverso oleoduto

A batalha nos tribunais e na reserva nativo-americana de Standing Rock teve uma grande vitória ontem, quando o exército dos Estados Unidos bloqueou a construção do controverso oleoduto Dakota Access debaixo de uma secção do Rio Missouri que é terra protegida para a tribo Sioux. O exército vai procurar outros caminhos para o oleoduto. Leia a notícia completa no New York Times. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

A Folha de São Paulo

Reforma da Segurança Social pode poupar 184 mil milhões de euros ao Brasil

O Governo de Michel Temer propõe poupar 184 mil milhões de euros em dez anos com a sua reforma da Previdência, escreve a Folha de São Paulo. A proposta vai ser apresentada hoje às centrais sindicais e aos principais congressistas: deverá aumentar a idade mínima de reforma e o tempo mínimo de contribuição. Leia a notícia completa na Folha de São Paulo. (Conteúdo em português / Acesso gratuito)

Kathimerini

Grécia vê solução para a dívida na crise política europeia

A incerteza na Europa deve dar o empurrão necessário para uma solução “extensiva e permanente” para a crise da dívida grega até ao final do ano, antevê um porta-voz do Governo grego este domingo. As dificuldades em Itália e o período de pré-eleição que se vive em muitos países tornam proibitivo um reacendimento da crise na Grécia, tornando a resolução da dívida indispensável. Leia a notícia completa no Kathimerini. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

BBC

Supremo Tribunal ouve hoje recurso do Governo sobre Brexit

Começa esta segunda-feira o processo do Supremo Tribunal britânico que vai analisar se o Parlamento tem de dar o aval ao princípio do processo do Brexit. Após uma decisão por um tribunal intermédio de que o Governo de Theresa May teria de procurar apoio parlamentar antes de acionar o Artigo 50, que começa o processo de saída do Reino Unido, o Executivo recorreu e espera agora uma decisão favorável no Supremo. Leia a notícia completa na BBC. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

The Guardian

PM neozelandês demite-se de surpresa e “sai por cima”

Foi um anúncio surpreendente feito por um líder político muito popular: o primeiro-ministro neozelandês John Key anunciou este domingo a sua demissão. Sente que está “a sair por cima”, disse Key, e que nunca se viu “a ser político de carreira”. Indicou o sucessor que preferiria — o seu vice-primeiro-ministro, Bill English — e abandonou assim a liderança da Nova Zelândia a um ano do final do seu terceiro mandato. Leia a notícia completa no The Guardian. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião