Turquia: Embaixador russo morto em atentado
Um atentado em Ancara, na Turquia, resultou na morte do embaixador. Karlov foi baleado durante um discurso numa exposição por um polícia turco.
O embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, foi esta tarde morto a tiro em Ancara, na Turquia, na sequência de um atentado.
O diplomata discursava na inauguração de uma exposição fotográfica na capital da Turquia. De acordo com a Reuters, o atacante de 22 anos, Mevlüt Mert Altıntaş, era um agente da polícia que trabalhava em Ancara e gritou “não se esqueçam de Alepo, não se esqueçam da Síria!”, depois de disparar sobre o embaixador. Entretanto, o governo russo já confirmou a morte de Karlov.
O ataque é uma consequência direta do conflito atual na Síria: o governo turco tem sido um forte oponente ao regime do presidente sírio Bashar al-Assad. Por outro lado, Moscovo tem apoiado as forças governamentais sírias. A tensão entre os dois países aumentou nas últimas semanas depois de as tropas sírias terem começado a lutar pelo controlo da cidade de Alepo, desencadeando um aumento significativo do fluxo de refugiados, que procuram segurança na Turquia.
Tweet from @haaretzcom
Uma fotografia publicada na rede social Twitter mostra o atacante num fato preto junto ao corpo do embaixador russo. Além de Karlov, o atirador feriu mais três pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Turquia: Embaixador russo morto em atentado
{{ noCommentsLabel }}