Inaugurada a primeira estrada de painéis solares em França
O projecto está ainda em fase de testes e estende-se ao longo de um quilómetro. Os críticos apontam o dedo ao preços elevado (cinco milhões de euros por quilómetro) e ao fato de ter menor eficiência.
A primeira estrada de painéis solares do mundo foi hoje inaugurada na Normandia, noroeste de França, um projeto ainda em fase de testes que poderá no futuro ser reproduzido em outros países.
Os painéis solares fotovoltaicos foram colocados num troço de um quilómetro à saída da pequena cidade de Tourouvre. O objetivo é que estes painéis solares, protegidos por uma camada de resina, produzam energia que permita garantir a iluminação pública de uma cidade de cinco mil habitantes, de acordo com a empresa responsável pelo projeto.
O projeto foi desenvolvido pela sociedade Colas, uma filial do grupo francês Bouygues, em parceria com o centro de investigação público CEA Tech.
Os custos do projeto, na ordem dos cinco milhões de euros, foram cobertos com uma subvenção do Estado francês.
“É uma ideia genial, utilizamos um espaço que é usado para outra coisa e não ocupamos terras agrícolas em países densamente povoados”, assegurou a ministra do Ambiente francesa, Ségolène Royal, na inauguração do troço.
O projeto foi testado durante vários meses em outros quatro locais em França, sempre em superfícies menores, como parques de estacionamento ou em frente de edifícios públicos.
A ideia francesa tem suscitado interesse em outros países. Na Holanda, uma ciclovia com painéis solares de 70 metros está a ser testada há dois anos a norte de Amesterdão.
Na Alemanha, esta solução energética está em fase de testes num pequeno troço de 150 metros perto da cidade de Colónia (oeste) e nos Estados Unidos, o estado do Missouri está a trabalhar na instalação de painéis numa pequena área perto da famosa “Route 66”, a estrada que atravessa o território norte-americano.
Esta solução apresenta, no entanto, algumas desvantagens. Os painéis utilizados (e a forma como estão dispostos) produzem menos energia do que os painéis solares inclinados e o custo da eletricidade produzida é muito maior do que aquela gerada a partir de painéis solares instalados nos telhados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inaugurada a primeira estrada de painéis solares em França
{{ noCommentsLabel }}