Carlos Oliveira vai ser consultor de Moedas
O antigo secretário de Estado faz parte do grupo de 15 peritos internacionais que vão ajudar o comissário a definir uma estratégia para a inovação na Europa. Do grupo também faz parte Paddy Cosgrave.
O comissário europeu Carlos Moedas vai ter 15 personalidades internacionais que o vão aconselhar matéria de política de inovação. A criação do novo Grupo de Alto Nível foi anunciado hoje, em comunicado pela Comissão Europeia. Carlos Oliveira, secretário de Estado do Governo de Pedro Passos Coelho, é o único português da lista
“Carlos Moedas quer definir uma estratégia para encontrar novos modelos para desenvolver a inovação na Europa e o empreendedorismo para ver como a União Europeia pode competir, nomeadamente com os EUA, nestas áreas”, disse ao ECO, Carlos Oliveira. O presidente da InvestBraga e da Startup Braga, acrescentou que o objetivo do comissário é que “este grupo de alto nível o ajude a definir prioridades e políticas que poderão vir a ser implementadas com um envelope financeiro que pode ajudar a alavancar o empreendedorismo na Europa”.
O grupo de 15 peritos inclui ainda Paddy Cosgrave, fundador e diretor executivo da Web Summit e Jim Hagemann Snabe, membro do conselho de administração do Fórum Económico Mundial, entre outros. Os elementos foram selecionados de entre os 469 candidatos que responderam ao convite público à manifestação de interesse. Os membros têm um mandato de dois anos, que pode ser renovável, e a primeira reunião formal está agendada para março.
“Haverá um número de reuniões anuais que poderá evoluir, consoante as necessidades de trabalho”, explicou Carlos Oliveira. O grupo de trabalho terá estreitas relações com as equipas da Comissão Europeia que ficaram encarregues de levar a cabo a vertente mais práticas das reflexões que saírem do grupo de alto nível.
O comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, disse estar “muito satisfeito” por ter “conseguido atrair um grupo de inovadores reconhecidos para ajudar a Comissão Europeia a definir os melhores instrumentos de apoio europeu à inovação”. “Estou certo de que este grupo nos ajudará a reforçar a qualidade do apoio europeu à política de inovação, da qual a prosperidade da Europa depende cada vez mais”, acrescentou Carlos Moedas, citado pelo comunicado da Comissão.
Carlos Oliveira explicou ainda ao ECO que “uma das ideias é potencialmente criar um Innovation Council na Europa” e “perceber se é possível ter ferramentas na Europa que potenciem a inovação” à semelhança do que que já vai acontecendo na área da Ciência, onde “são famosos grants de mais de um milhão de euros”.
Aqui fica a lista completa dos 15 membros:
- Nicklas Bergman
- Martin Bruncko
- Paddy Cosgrave
- Gráinne Dwyer
- Hermann Maria Hauser
- Marjolein Helder
- Taavet Hinrikus
- Ingmar Hoerr
- Bindi Karia
- Jana Kolar
- Carlos Oliveira
- Jim Hagemann Snabe
- Kinga Stanisławska
- Constantijn Van Oranje-Nassau
- Roxanne Varza
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Carlos Oliveira vai ser consultor de Moedas
{{ noCommentsLabel }}