Catamarã embateu no Terreiro do Paço. Há 34 feridos
Quando estava a tentar atracar no cais do Terreiro do Paço, o catamarã com capacidade para 600 passageiros embateu. Há pelo menos 34 feridos.
Um catamarã vindo do Barreiro atingiu o cais do Terreiro do Paço quando tentava atracar no princípio desta manhã de quarta-feira, em Lisboa.
O acidente deu-se no momento em que a embarcação da Soflusa tentava fazer a manobra de aproximação ao cais, mas dada a fraca visibilidade, devida ao nevoeiro, o embate foi muito forte, acrescentou o comandante do porto de Lisboa. “O acidente aconteceu quando a embarcação estava a atracar. Trata-se de uma embarcação da Soflusa que vinha do Barreiro com destino ao cais Sul/Sueste e que ao atracar embateu. As pessoas, com a ânsia de sair, já estavam de pé junto às portas de saída, coisa que não deve acontecer. As pessoas devem permanecer sempre sentadas”, adiantou à agência Lusa José Isabel.
O choque provocou 34 feridos ligeiros, mais um do que anunciado anteriormente, corrigiu o comandante, dos quais apenas um tinha indicações de fratura no membro inferior. Os feridos foram transportados pelo INEM para os hospitais de São José, Santa Maria, São Francisco Xavier e também para a Maternidade Alfredo da Costa. Entre os feridos, 32 eram mulheres e dois eram homens. José Isabel disse ainda que a embarcação não terá sofrido danos.
Uma fonte da Transtejo, grupo ao qual pertence a Soflusa, adiantou que a transportadora está a acompanhar a situação, devendo em breve pronunciar-se sobre o acidente. A mesma fonte indicou que o serviço decorre normalmente, uma informação dada também por uma funcionária da estação, que acrescentou haver apenas alguns pequenos atrasos de cinco ou 10 minutos.
No local estão o capitão do Porto de Lisboa, a Polícia Marítima, elementos da Proteção Civil municipal, o INEM, 26 elementos dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa, apoiados por oito viaturas, e os Bombeiros Voluntários de Lisboa.
Para a zona das bilheteiras apenas estão pode passar um utente de cada vez, uma vez que ao lado está montado o perímetro de segurança onde os passageiros afetados recebem assistência. Nesta zona, onde perto das 10:00 havia entre 10 e 20 pessoas a receber assistência, são distribuídas mantas e água.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Catamarã embateu no Terreiro do Paço. Há 34 feridos
{{ noCommentsLabel }}