ACAP: Brexit é ameaça. Pesa 15% nas exportações
A associação automóvel está atenta à saída do Reino Unido da União Europeia, temendo os impactos no setor. Diz que a queda da libra face ao euro já está a pesar.
O Reino Unido vai sair da União Europeia. E vai ser um Hard Brexit, o que está a preocupar o setor automóvel nacional que conta com aquele mercado para cerca de 15% das suas exportações.
“Todo o setor europeu está preocupado com o Brexit. Em Portugal, uma importante fatia das exportações vai para o Reino Unido. São cerca de 15% das exportações de automóveis”, disse Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP na apresentação das tendências para o setor em 2017.
Mesmo sem ter ainda sido concretizada a saída, a decisão já está a pesar no país. “O impacto da desvalorização da libra face ao euro já se está a fazer sentir negativamente na indústria nacional“, nota.
Cerca de 95% dos automóveis produzidos em Portugal são para exportação, sendo que a grande maioria vai para a União Europeia, com a Alemanha a ser o principal destino, mas o Reino Unido também a ter grande destaque. A ACAP salienta, porém, que o Reino Unido também está preocupado com o efeito que o Brexit pode ter na sua economia. “Theresa May salientou que iria ter especial atenção ao setor”, notou.
Perante estes desafios, o mercado português tem vindo a adaptar-se, encontrando novos mercados para escoar a produção. Na apresentação feita em Lisboa, a ACAP salienta que a China já representa 5% das exportações quando há poucos anos era irrisório.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ACAP: Brexit é ameaça. Pesa 15% nas exportações
{{ noCommentsLabel }}