Sindicato quer entrar no capital do Novo Banco
Intenção já foi manifestada ao governador do Banco de Portugal e ao Fundo de Resolução.
O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) poderá vir a entrar no capital do Novo Banco, em conjunto com a Lone Star. A possibilidade está a ser equacionada, avança um comunicado enviado às redações. Hoje à tarde, o Sindicato reúne-se com a administração do banco.
“O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários está a equacionar a possibilidade de participar no capital social do Novo Banco, em parceria com a Lone Star, e já manifestou a sua intenção de ser parte ativa no processo de aquisição desta instituição bancária através de uma carta enviada ao governador do Banco de Portugal e ao Fundo de Resolução“, avança o comunicado.
Depois do convite dirigido pela Lone Star a vários investidores, o SNQTB , como sindicato “mais representativo dos trabalhadores bancários portugueses”, “não pode alhear-se da sua responsabilidade”, diz o presidente Paulo Marcos. “O projeto para o Novo Banco deve ser o de garantir uma instituição com futuro e não uma oportunidade de especulação financeira. Estamos disponíveis para uma participação no capital ou para um sistema de co-gestão“, adianta.
O Sindicato acredita que a Lone Star vai implementar “um projeto com base na manutenção do valor, no crescimento do banco e na valorização dos trabalhadores” mas Paulo Marcos adianta que “o SNQTB não está disponível para participar em projetos que, aproveitando a fragilidade negocial e a perda de autonomia financeira da República Portuguesa, redundem na destruição de valor ou na eliminação de postos de trabalho”. Acrescenta ainda que o “novo acionista deve assegurar a viabilidade desta instituição e, neste âmbito, é desejável que os colaboradores tenham uma efetiva intervenção na gestão e no futuro do Novo Banco, tal como acontece nas mais avançadas economias europeias”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sindicato quer entrar no capital do Novo Banco
{{ noCommentsLabel }}