Trump trava ciclo de recordes do Dow Jones

É grande a ansiedade dos investidores sobre o que dirá Donald Trump no Congresso. Perante a incerteza, as bolsas norte-americanas corrigiram. O Dow Jones terminou um ciclo de 12 sessões de recordes.

Não há uma sem duas, mas há 12 sem 13. Após 12 sessões consecutivas de ganhos, com o Dow Jones a marcar recordes consecutivos, os ânimos acalmaram. A ansiedade dos investidores sobre o que dirá Donald Trump, o presidente dos EUA, no primeiro grande discurso perante o Congresso, levou o índice a travar o ciclo de ganhos mais longo de sempre.

O Dow Jones encerrou a perder 0,12% para os 20.812,24 pontos, corrigindo assim dos recordes consecutivos registados nas últimas sessões. A tendência negativa foi seguida pelos restantes índices norte-americanos, com o S&P 500 a ceder 0,3% e o Nasdaq a recuar 0,6%. As bolsas dos EUA não seguiram, assim, os ganhos registados na Europa.

A descida das praças norte-americanas reflete a expectativa dos investidores perante o discurso que Trump irá fazer perante o Congresso. O presidente dos EUA deverá fornecer dados importantes acerca da estratégia da sua administração sobre o plano de gastos públicos em infraestruturas que tem alimentado os ganhos nas bolsas americanas.

Trump deverá ainda falar sobre a “fenomenal” redução de impostos às empresas, medida que visa permitir que com menores encargos, invistam mais, contratem mais, puxando assim pela economia — o que deverá fazer acelerar a inflação, levando a Fed a subir os juros.

Mas há o risco de Trump defraudar as expectativas, pelo que alguns investidores optaram por uma abordagem mais cautelosa, preferindo afastarem as suas carteiras dos risco dos mercados até terem a confirmação de que as promessas do novo inquilino da Casa Branca não são… apenas promessas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump trava ciclo de recordes do Dow Jones

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião