Arábia Saudita empurra petróleo para 50 dólares
A Arábia Saudita aumentou a produção de petróleo, na altura em que a OPEP está a tentar diminuir a oferta. Resultado? O petróleo está a desvalorizar. O Brent está nos 50 dólares.
Os esforços da Organização dos Países Exportadores do Petróleo (OPEP) para aumentar os preços do petróleo têm sido em vão, com a Arábia Saudita, o maior produtor, a aumentar a produção. Resultado? A matéria-prima segue a desvalorizar há seis sessões seguidas. O Brent está a negociar perto dos 50 dólares.
Em Londres, o barril do Brent está a cair 1,67% para os 50,49 dólares, tendo passado dos 55 para os 50 dólares em apenas seis sessões. O West Texas Intermediate, negociado no mercado norte-americano, está a ser o mais sacrificado. Continua abaixo dos 50 dólares, seguindo a desvalorizar 2,19% para 47,34 dólares.
Num relatório divulgado hoje, a OPEP confirma que a Arábia Saudita aumentou em 263.300 barris a sua exploração diária no passado mês, para 10.011 barris de petróleo por dia. Foi uma reversão dos objetivos atingidos em janeiro, visto que aí, o país reduziu a produção mais do que o necessário.
Mesmo assim, o país continua abaixo do limite imposto pelo acordo da OPEP, que está nos 10.058 milhões de barris por dia. Neste acordo foi definido que os produtores de petróleo deveriam diminuir a quantidade de petróleo produzido devido à excessiva oferta da matéria-prima no mercado que está a trazer as cotações para mínimos deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita empurra petróleo para 50 dólares
{{ noCommentsLabel }}