Venda de imóveis à caixa garante lucros à Associação Montepio
A associação mutualista fez uma mais-valia de 46 milhões de euros com a venda de imóveis à Caixa Económica Montepio Geral. As duas entidades dizem que o negócio faz parte da separação em curso.
Um total de 46 milhões. Foi esta a mais-valia conseguida pelo Montepio Geral – Associação Mutualista (MGAM) com a venda de um conjunto de imóveis à Caixa Económica Montepio Geral (CEMG). Um negócio que, segundo explica o Negócios na edição desta sexta-feira (acesso pago), permitiu à associação mutualista escapar ao segundo ano consecutivo de prejuízos.
“Durante o exercício de 2016, o MGAM procedeu à alienação de propriedades de investimento à CEMG, adquiridos em anos anteriores, e que se encontravam no balanço por 154.330.000 euros, tendo realizado uma mais-valia no montante de 46.063.000 euros”, explica a mutualista nas contas de 2016. O MGAM acabou por fechar o ano passado com um lucro de 7,4 milhões de euros, nas suas contas individuais, um resultado positivo que não teria sido alcançado caso essa alienação não tivesse sido realizada.
Tanto a mutualista como a caixa económica explicaram ao Negócios que esta transação de imóveis, faz parte da estratégia de separação das duas entidades, uma operação imposta pelo Banco de Portugal. O edifício onde estão os principais serviços centrais da caixa económica, na Rua Castilho, e não na Rua do Ouro, onde está a mutualista, é um dos imóveis visados nesse processo de venda que, segundo a associação mutualista explicou ao Negócios “iniciou-se no dia 18 de março de 2016”.
A mesma entidade disse ainda que a transação “seguiu as regras de mercado, nomeadamente no que respeita à sua avaliação que foi efetuada por dois peritos avaliadores independentes, registados na CMVM”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Venda de imóveis à caixa garante lucros à Associação Montepio
{{ noCommentsLabel }}