Empresários franceses em Portugal apelam ao voto em Macron
Perante a ameaça de Le Pen, os Conselheiros do Comércio Externo de França em Portugal fazem um "apelo para travar" as "ideias irresponsáveis" da Frente Nacional e "votar em Emmanuel Macron".
Os empresários franceses com investimentos em Portugal lançaram esta quinta-feira um apelo ao voto em Emmanuel Macron.
Numa nota a que o ECO teve acesso, os Conselheiros do Comércio Externo de França em Portugal sublinham que a “França e os franceses serão confrontados, no dia 7 de maio, com uma escolha decisiva para o futuro do país e da Europa”. Em causa está na segunda volta das eleições presidenciais escolher entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen.
Apesar de as sondagens apontarem para uma vitória confortável de Macron sobre Le Pen — no próprio domingo uma sondagem do Ipsos junto de 2.024 pessoas depois de anunciados os resultados revelam que numa segunda volta Macron venceria com 62% dos votos — os receios persistem até porque nem todos os nove candidatos que ficaram pelo caminho na primeira volta deste domingo apelaram ao voto em Macron. É o caso, por exemplo de Jean-Luc Mélechon, o candidato da extrema-esquerda França Insubmissa. A vitória de Macron foi aliás muito bem recebida pelos mercados.
“Uma candidata propõe um programa absolutamente protecionista e anti-europeu que iria desestabilizar a França, as suas empresas e, consequentemente, a vida dos seus concidadãos”, alertam os empresários franceses no mesmo comunicado.
“Uma saída do euro, da UE, seria um golpe fatal para a nossa pátria e para a Europa. A explosão das nossas dívidas soberanas, as guerras comerciais, as desvalorizações competitivas iriam arruinar as nossas economias e as dos nossos parceiros”, acrescentam os conselheiros.
"Uma saída do euro, da UE, seria um golpe fatal para a nossa pátria e para a Europa. A explosão das nossas dívidas soberanas, as guerras comerciais, as desvalorizações competitivas iriam arruinar as nossas economias e as dos nossos parceiros.”
“Perante esta ameaça, cabe-nos a nós, mulheres e homens de negócios, lançar um apelo para travar estas ideias irresponsáveis e votar em Emmanuel Macron, que está para nós em linha com os valores e ideais europeus”, concluem os empresários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Empresários franceses em Portugal apelam ao voto em Macron
{{ noCommentsLabel }}