Bitcoin já vale mais de 1.700 dólares
Moeda digital continua a valorizar de forma acentuada perante maior interesse dos investidores em ativos digitais, como as "initial coin offerings", que startups têm promovido nos últimos meses.
A bitcoin atingiu o valor mais elevado de sempre esta terça-feira, acima dos 1.700 dólares, perante o aumento da procura por ativos digitais que outras startups que usam a mesma tecnologia de blockchain têm criado nos últimos meses.
A moeda digital atingiu um recorde nos 1.760,4 dólares na plataforma BitStamp esta terça-feira, estando atualmente a negociar na casa dos 1.743 dólares. Desde o início do ano já valorizou aproximadamente 80%, aumentando o valor do mercado das bitcoin para 52,5 mil milhões de dólares. Contra a moeda única europeia, a bitcoin já chegou perto dos 1.600 euros.
“Temos um influxo de novo capital no mercado e esse capital vai e volta entre os criptoativos e bitcoin”, refere Chris Burniske, da ARK Invest, citado pela Reuters. “A bitcoin continua a ser a principal fornecedora de liquidez no mercado e os investidores utilizam-na para comprar outros ativos digitais”, salienta este responsável.
Bitcoin dispara
Além de ser um ativo que pode ser transacionado no mercado como as ações e obrigações, a bitcoin também pode ser utilizada como meio de pagamento e ainda como forma de transferir fundos de forma menos burocrática.
Grande parte desta valorização da bitcoin tem a ver com o recente aumento da procura por outras moedas digitais que estão a ser vendidas em operações chamadas initial coin offerings ou ICO. Através destas ICO, muitas startups que usam a mesma tecnologia blockchain que está por detrás da bitcoin levantam capital sem necessidade de uma supervisão do regulador.
De acordo com a Smith + Crown, pelo menos 40 startups realizaram ICO este ano.
Recentemente, um membro da Reserva Federal norte-americana mostrou algum ceticismo em relação às perspetivas da bitcoin. Neel Kashkari, presidente da Fed de Minneapolis, salientou que a tecnologia blockchain tem mais potencial para ser adotada no futuro do que a moeda digital.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bitcoin já vale mais de 1.700 dólares
{{ noCommentsLabel }}