Constâncio diz que BCE só decide mudança de política no outono
Antes de pensar numa suavização dos estímulos à economia europeia, o BCE quer ver uma evolução sustentável dos salários e da inflação.
O Banco Central Europeu (BCE) está comprometido com a política monetária que tem sido seguida até agora e uma possível mudança só será decidida no outono. A ideia é defendida por Vítor Constâncio, vice-presidente da instituição, que rejeita, assim, uma suavização dos estímulos que têm sido implementados na Zona Euro.
“Uma política monetária acomodatícia por mais tempo é menos arriscado do que uma retirada prematura dos estímulos. Estamos expressamente comprometidos com a nossa política até dezembro, o que significa que, automaticamente, no outono, teremos de decidir o que vamos fazer a seguir“, disse Constâncio, citado pela Bloomberg.
Constâncio reconhece que os riscos para o crescimento económico têm diminuído, mas sublinha que, antes de mudar de política monetária, é preciso estar seguro da “sustentabilidade do caminho da inflação”, sendo que essa sustentabilidade depende de fatores domésticos. “Em particular, precisamos que os salários cresçam a um ritmo mais acelerado“, detalhou.
A próxima reunião de política monetária do BCE terá lugar a 8 de junho e o mercado não antecipa quaisquer alterações nesse dia. É na reunião seguinte, em setembro, que poderão ser anunciadas novas decisões. Mas a mensagem passada pelos responsáveis do BCE tem sido sempre a mesma: apesar do crescimento económico que se tem verificado, a evolução da inflação ainda não convence e, por isso, é cedo para retirar os estímulos à economia.
Atualmente, o programa de estímulos do BCE implica a compra de 60 mil milhões de dívida por mês, num plano que está previsto até ao final deste ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Constâncio diz que BCE só decide mudança de política no outono
{{ noCommentsLabel }}