Bankia na corrida pela compra do Popular
A par com o Santander e o BBVA, o Bankia também poderá estar a posicionar-se para a compra do banco Popular. No entanto, a avançar, terá de convencer Bruxelas a dar luz verde ao negócio.
O Bankia poderá estar na corrida pela compra do banco Popular. A incorporação do banco espanhol pelo Bankia poderia ajudar a instituição de José Ignacio Goirigolzarri a ultrapassar as dificuldades em operar em todo o território espanhol, avança o jornal Expansión (acesso livre / conteúdo em espanhol). Porém, existem algumas barreiras que precisam de ser ultrapassadas para uma operação, eventualmente, acontecer.
Como o ECO noticiou anteriormente, o Santander e o BBVA serão os mais bem posicionados para a compra do Popular, embora o presidente executivo Emilio Saracho apenas tencione avançar com uma fusão quando as ações chegarem aos 1,2 euros — esta sexta-feira, os títulos estão a cotar perto dos 80 cêntimos.
O Expansión recorda ainda que os cinco grandes bancos espanhóis na bolsa estariam interessados no início. Mas, neste momento, é pouco provável que o CaixaBank protagonize a compra e o Sabadell já desistiu de o fazer, devido aos 36.000 milhões de euros de ativos problemáticos do Popular.
Quanto ao Bankia, o jornal espanhol cita “fontes conhecedoras” para indicar que, a avançar para a compra do Popular, o banco terá pela frente a difícil missão de convencer Bruxelas a dar luz verde ao negócio — difícil, mas não impossível. É que o banco ainda não devolveu as ajudas públicas recebidas durante a crise. Somam-se a isso problemas de política interna, com a diferença de opiniões sobre se o Estado deve ou não sair definitivamente do capital da instituição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bankia na corrida pela compra do Popular
{{ noCommentsLabel }}