May cai nas sondagens. Libra cai com ela

  • ECO
  • 31 Maio 2017

As sondagens mostram que Theresa May pode não obter a maioria nas eleições da próxima semana. O nervosismo dos mercados nota-se na libra, que acompanha a tendência de May.

Os mercados não estão preparados para um parlamento britânico dividido. A incerteza quanto às eleições lançada por uma nova sondagem, desfavorável à maioria de Theresa May, reflete-se na moeda britânica, que está a desvalorizar. Contudo, levantam-se acusações de que os novos dados relativos às eleições podem não ser os mais fidedignos.

As projeções partilhadas pelo jornal britânico Times, citadas pela Bloomberg, preveem que o partido conservador, liderado pela primeira-ministra britânica, falhe a maioria absoluta por 16 lugares. Mas já há vozes descrentes: o Macquarie Bank acusa o modelo do inquérito de ser “baseado numa metodologia controversa e não testada” e realça que este contraria as restantes projeções.

A libra estava até agora a subir, apesar dos sinais menos positivos da economia. Só no primeiro trimestre, a libra valorizou 2,1%. Mas a moeda britânica deverá agora inverter a tendência, a cair 0,3% para os 1.2823 doláres. Sean Calllow, do Westpac Banking, observa na Bloomberg que “a libra está à espera de uma nova direção” e aponta para uma queda para os 1,26 dólares.

o dólar contrabalança e inverte a tendência de queda dos últimos três dias, com uma subida de 0,2%. Lael Brainard, do Governo Federal, considera rever a política monetária norte-americana face a uma inflação, ainda que pequena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

May cai nas sondagens. Libra cai com ela

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião