Revista de imprensa internacional

O Partido Trabalhista aproximou-se de Theresa May nas sondagens nos últimos dias antes das eleições, mas não só: nos motores de busca, o partido de Corbyn foi pesquisado como nunca.

O Reino Unido está a digerir as eleições gerais convocadas por Theresa May: os resultados dão vitória ao Partido Conservador, mas sem renovar a maioria absoluta de David Cameron. As atenções estão agora focadas nos próximos desenvolvimentos da política britânica, por causa do Brexit, mas também nas eleições parlamentares deste domingo em França. Emmanuel Macron tem ganho popularidade mundial desde que tomou posse, ao fazer frente a Donald Trump no acordo climático de Paris, e a estratégia teve frutos internamente.

Bloomberg

Partido Trabalhista foi trend no Google antes das eleições

Os dias finais da campanha foram fulcrais para o partido liderado por Jeremy Corbyn que tirou a maioria absoluta à atual primeira-ministra Theresa May nas eleições gerais desta quinta-feira. Segundo o Google Trends, essa tendência também se verificou online com o interesse no Partido Trabalhista a aumentar nos últimos dias, tendo atingido um recorde de pesquisas no motor de busca da Google. “Nós só temos dados das tendências em tempo real há dois anos e temos visto recorrentemente que esses dados podem dizer-nos que algo está a acontecer”, explicou o data editor da Google, Simon Rogers.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

El Pais

Tribunal Constitucional espanhol anula amnistia fiscal de 2012

Os juízes do Tribunal Constitucional espanhol anularam por unanimidade a amnistia fiscal aprovada pelo governo do Partido Popular liderado pelo atual primeiro-ministro Mariano Rajoy. A sentença do TC considera que o decreto-lei que definia a amnistia é inconstitucional uma vez que legitimava a fraude. Contudo, os efeitos práticos desta decisão serão reduzidos dado que os 31 mil contribuintes beneficiados não serão afetados. O El Pais escreve que este é um duro golpe para o ministro das Finanças e Função Públicas, Cristóbal Montoro. Este regime criado por Montoro permitia a regularização da situação pagando apenas 10% de impostos e, tal como em Portugal, serviu para baixar o défice.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)

France24

Último dia de campanha das legislativas em França

Emmanuel Macron está a caminho de uma maioria absoluta no Parlamento francês. O partido A República Em Marcha do atual presidente francês deverá conquistar entre 350 e 400 lugares numa Assembleia Nacional composta por 577 lugares. As sondagens da Ifop, Kantar Public e OpinionWay dão a Macron uma maioria absoluta tão expressiva quanto a de Jacques Chirac em 2002. O Partido Republicano francês deverá ficar em segundo lugar com 110 lugares. Já o Partido Socialista francês poderá repetir o resultado das presidenciais ficando apenas com 15 lugares. Esta sexta-feira é o último dia de campanha.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Reuters

Novo impasse em Itália: lei eleitoral sem acordo

Os partidos italianos continuam sem entendimento sobre a nova lei eleitoral que permitirá marcar novas eleições em breve. O pacto entre partidos sobre um novo sistema de votação colapsou no Parlamento. O ex-primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, acusou o movimento antissistema 5 Estrelas de ser responsável pelo quebra do acordo. Renzi, que demitiu-se do cargo mas voltou a ser eleito líder do Partido Democrático, diz estar pessimista quanto a um novo acordo e não mencionou se quer eleições antecipadas.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Kyiv Post

Cidadãos ucranianos passam a ter acesso à União Europeia

A Ucrânia continua a aproximação à Europa ocidental. Este domingo os ucranianos vão deixar de precisar de um passaporte para visitarem os Estados-membros. A medida faz com que o país se aproxime gradualmente à União Europeia, mas também abre portas para o tráfego aéreo ucraniano. A Ryanair, por exemplo, já está a planear começar os voos para Kiev em setembro deste ano.

Leia a notícia completa aqui. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião