Theresa May e unionistas irlandeses chegam a acordo para governo
Com este acordo, a Irlanda do Norte consegue mais mil milhões de libras para o seu orçamento, diz o The Guardian.
O Partido Democrático Unionista (DUP) chegou a um acordo com a primeira-ministra britânica para suportar o governo minoritário de Theresa May. A governante precisa do apoio de dez deputados daquele partido para conseguir fazer aprovar legislação, permitindo assim que os Conservadores governem sem maioria numa altura especialmente crítica para o Reino Unido, à medida que as negociações para o Brexit começam a ganhar ritmo.
A líder do DUP, Arlene Foster, já anunciou que o acordo vale mais de mil milhões de libras para o orçamento da Irlanda do Norte ao longo de dois anos, de acordo com o jornal britânico The Guardian. Os fundos deverão ser aplicados em hospitais, escolas e estradas na região, prometem fontes do DUP. Era algo já exigido e que terá servido de moeda de troca para a viabilização do governo de Theresa May.
Num discurso na residência oficial da primeira-ministra em Downing Street, a primeira-ministra reconheceu que o partido do Governo e o DUP “partilham muitos valores em termos de quererem ver prosperidade no Reino Unido, do valor da união e da importância de se criarem elos entre as diferentes pares do país”, referiu, citada pelo mesmo jornal. Por sua vez, Arlene Foster disse à primeira-ministra: “O acordo que alcançámos é muito, muito bom, e estamos ansiosos para trabalhar consigo.”
Segundo o jornal, a líder do DUP tem insistido que o acordo é tão bom para a Irlanda do Norte como para o Reino Unido como um todo. Mas poderá não cair bem junto dos responsáveis do País de Gales, da Escócia e de outras regiões, que se têm queixado de falta de financiamento.
(Notícia atualizada às 12h12 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Theresa May e unionistas irlandeses chegam a acordo para governo
{{ noCommentsLabel }}