Downburst terá ampliado incêndio de Pedrógão Grande
Relatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera dá conta de que incêndio de Pedrógão Grande foi intensificado em dois momentos: 19h20 e 20H40.
O relatório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que desde sexta-feira está nas mãos de António Costa, considera que o que terá estado na origem da amplificação do incêndio de Pedrógão Grande que deflagrou no passado dia 17 de junho, terá sido um downburst- fenómenos em que correntes descendentes extremamente fortes e organizadas, ao atingir o solo, criam um escoamento horizontal divergente.
Esta conclusão surge no mesmo relatório em que o IPMA diz não existirem provas de que tenha sido uma descarga elétrica a causar o incêndio de Pedrógão Grande.
O fenómeno do downburst já tinha sido referida anteriormente pelo IPMA que adiantava que a “dinâmica gerada pela conjugação entre incêndio e instabilidade climatérica gerou no terreno condições excecionais para a propagação das chamas.
Agora no relatório de 120 páginas entregue esta sexta-feira ao Governo dá conta de que existiram dois momentos em que a dimensão das chamas foi mais intensa. Segundo o IPMA esses momentos terão sido registados entre as 19h20 e as 20h40 do dia 17 de junho. Nesses momentos de pico, terão sido atingidos 13 e 14 Kms de extensão vertical. E foi exatamente no período entre as 19h20 e as 20h40 que as chamas se intensificaram.
No relatório pode ler-se que essa amplificação do incêndio deve ser “o resultado de escoamento horizontal divergente que se propagou sobre a região do incêndio de Pedrógão Grande”. O documento acrescenta ainda que: “podemos concluir que a interação entre o escoamento divergente gerado pelas células convectivas e o incêndio iniciado conduziu a uma grande amplificação da pluma, em termos de extensão vertical e velocidade de propagação, não suscetível de previsão por modelos numéricos de previsão do tempo, e criando condições excecionais de propagação no terreno”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Downburst terá ampliado incêndio de Pedrógão Grande
{{ noCommentsLabel }}