Quer investir numa casa? Bata às portas de LA ou Londres
Los Angeles é a melhor cidade para investir em imobiliário. Já na Europa, é Londres que se destaca.
Numa lista de 30 cidades nas quais compensa investir em imobiliário, 18 são americanas e Los Angeles vem no topo. A Europa só tem um representante entre os dez primeiros lugares, mas vem logo em segundo: Londres. De resto, só Paris.
O conselho é da Schroders, o gestor de ativos americanos que compôs o Índice de 30 Cidades Globais nas quais vale a pena investir no imobiliário. Que fatores ditam as posições? O potencial de crescimento, a densidade populacional, a qualidade das infraestruturas e da força de trabalho, assim como a existência de universidades, de preferência reconhecidas.
Neste cenário, Los Angeles vai à frente: é um bom sítio para viver e trabalhar, com uma grande escala e indústrias variadas, que se estendem da tecnologia aos media e serviços financeiros, atraindo diferentes grupos. A tecnologia merece destaque pelo elevado crescimento.
Londres escalou seis posições até atingir o segundo lugar. Ficou muito perto do primeiro lugar, com uma escala e infraestrutura equivalente. Mas o principal ponto distintivo desta cidade são as faculdades de renome. Para além de Londres, Paris é a única cidade europeia entre as 30 nomeadas pela Shroders, e ainda assim moveu-se no sentido inverso: caiu do 12.º lugar do ano passado para o 16.º.
A maior evolução no índice foi a da cidade de Boston, que este ano conquistou o terceiro lugar quando no ano anterior estava em 24.º. Este ano, segue-se Chicago em quarto, quando em 2016 se ficou pelo 10.º. As cidades chinesas são a ausência que mais se faz sentir: no estudo anterior, Pequim estava em primeiro lugar, e agora só conseguiu o 11.º. Xangai é a única presença entre as primeiras dez, mas no global do ranking, o país tem “muito boa” representação, lê-se em comunicado.
Lisboa fica fora deste índice, mas os indicadores são favoráveis. As grandes imobiliárias em operação em Portugal, como a Century 21, ERA e Remax, registaram este ano o melhor trimestre de sempre graças à maior procura de casas e concessão de crédito à habitação. Em maio, a avaliação bancária das casas renovou os máximos para atingir recordes de 70 meses, ao mesmo tempo que os preços dispararam quase 8%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Quer investir numa casa? Bata às portas de LA ou Londres
{{ noCommentsLabel }}