Londres: 40 mil milhões para sair da UE são “especulação”
O Reino Unido descarta notícias de que poderá pagar 40 mil milhões de euros para sair da União Europeia. O gabinete de Theresa May fala em especulação.
O gabinete da primeira-ministra britânica Theresa May rejeita as notícias divulgadas este domingo por jornais como o The Telegraph de que o país se prepara para pagar até 40 mil milhões para sair da União Europeia. Trata-se de especulação, disse à Bloomberg um responsável que preferiu manter-se anónimo visto que as negociações ainda estão a decorrer.
A informação veiculada pelo The Telegraph, com base em três testemunhos anónimos, era de que os negociadores britânicos estariam dispostos a pagar a soma significativa para facilitar conversações acerca de uma entrada num acordo comercial. A notícia gerou confusão no Reino Unido, onde os apoiantes do Brexit se revoltaram contra este pagamento, qualquer o montante. “Não existe necessidade legal ou política de lhes oferecer nada, ponto final”, disse um deputado conservador, John Redwood, à rádio LBC, citado pela Bloomberg.
O ministro encarregue do Brexit no Governo de Theresa May, David Davis, disse ironicamente ao Sunday Times que a soma de 40 mil milhões em cima da mesa era “novidade” para si. Do lado da Comissão Europeia, chegou a resposta de que não haveria comentários sobre “rumores”.
O diálogo oficial sobre as condições da saída do Reino Unido começou em junho, mas Bruxelas insiste que a futura relação bilateral só começará a ser abordada depois de estarem clarificadas questões como a dos direitos dos cidadãos e a da fronteira na Irlanda do Norte, além da fatura da saída.
A UE espera concluir as negociações no outono de 2018 para que todas as partes possam assinar e ratificar o acordo antes da data limite de 29 de março de 2019.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Londres: 40 mil milhões para sair da UE são “especulação”
{{ noCommentsLabel }}