Moody’s atira juros de Portugal para nova queda
Os juros da dívida portuguesa a dez anos estão cair para os 2,812%, depois de na sexta-feira a agência Moody's ter melhorado a perspetiva da dívida.
É uma queda transversal a quase todos os prazos. Os juros da dívida estão a corrigir em quase todas as maturidades, sendo as quedas mais expressivas nos prazos mais longos, nomeadamente a dez anos, depois do sinal positivo dado pela agência mais mal disposta, a Moody’s, relativamente à dívida de Portugal.
A yield da dívida a dez anos seguia esta manhã nos 2,812%, ligeiramente abaixo dos 2,841% de fecho de sexta-feira. Regista uma descida de quase três pontos base, sendo que só no prazo a 15 anos se verifica um alívio mais expressivo. Nos prazos mais curtos as quedas são ligeiras.
Foi no final da semana, já após o fecho dos mercados, que a agência Moody’s anunciou que reviu em alta o outlook da dívida portuguesa, de “estável” para “positivo”. Isto quer dizer que nos próximos 12 a 18 meses, a agência poderá melhorar o rating português, que continua em “Ba1”, ainda dentro da categoria de lixo (“junk”).
Para que isso aconteça, o PIB e o défice têm de continuar na mesma trajetória, mas há outro fator que vai pesar na decisão: “o peso muito elevado de dívida” tem de se encaminhar para uma “firme tendência de descida”, avisam os analistas da agência de notação financeira.
A Moody’s seguiu o exemplo da Fitch, que tem também o outlook em positivo desde junho, permitindo assim um alívio nas taxas exigidas pelos investidores no mercado secundário. Isto num dia que está a ser de fuga dos investidores ao risco tendo em conta as crescentes tensões geopolíticas fruto do novo teste nuclear da Coreia do Norte.
Perante a incerteza, os investidores estão a afastar-se das ações, levando à queda dos mercados acionistas europeus, procurando refúgio em dívida de países mais seguros e, claro, do ouro. Os juros da dívida da Alemanha estão também a ceder, mas muito menos do que os de Portugal. Neste sentido, o diferencial de juros entre Portugal e a Alemanha está em 239,91 pontos base.
(Notícia atualizada às 10h50 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Moody’s atira juros de Portugal para nova queda
{{ noCommentsLabel }}