BMW poderá estar a violar leis da concorrência… desde 1990
A BMW criou um cartel com outros fabricantes automóveis para combinar entre si que fornecedores e componentes utilizar em áreas como o sistema de filtragem das emissões. poluentes.
A denúncia partiu de um artigo do Der Spiegel no passado mês de julho, e as instalações da BMW em Munique receberam uma visita dos oficiais de antitrust da Comissão Europeia no início desta semana. Em causa está um relatório onde é alegado que os principais fabricantes de automóveis na Alemanha formaram um cartel desde os anos 90. A notícia é avançada pelo Financial Times esta sexta-feira.
A revista alemã avançou no verão passado que a BWM, a Daimler, a Volkswagen, a Porsche e a Audi têm organizado reuniões secretas desde 1990, de forma a concertarem vários aspetos técnicos dos seus veículos, nomeadamente ao nível dos fornecedores e dos componentes para o sistema de filtragem das emissões poluentes.
A Comissão Europeia já tinha anunciado a “inspeção sem aviso prévio” das autoridades de concorrência às instalações de um fabricante automóvel. Foi a própria BMW que se identificou como alvo das investigações. “A Comissão Europeia não abriu um processo formal contra o Grupo BMW”, afirmou o fabricante, citado pelo Financial Times.
A BMW já comunicou que pretende deixar claro que se distinga entre potenciais violações das leis da concorrência, das quais está a ser investigada, de manipulação ilegal das emissões de gases, das quais não lhe recaem quaisquer acusações.
“As inspeções são etapas preliminares no quadro dos inquéritos sobre atividades suspeitas de violarem a concorrência”, informou a comissão em comunicado. A Comissão Europeia pode aplicar pesadas multas às empresas que formem cartel, dado que prejudicam a concorrência e os consumidores.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BMW poderá estar a violar leis da concorrência… desde 1990
{{ noCommentsLabel }}