BCP desliza. PSI-20 cai pela terceira sessão consecutiva
A bolsa nacional acabou por ceder os ganhos ligeiros registados no arranque da sessão. BCP e Galp Energia arrastaram Lisboa para a terceira sessão no vermelho.
A bolsa nacional arrancou o dia com ganhos ligeiros, mas não conseguiu manter-se à tona. Lisboa terminou no vermelho pela terceira sessão consecutiva, num dia dominado pelas perdas do BCP, mas também da Galp Energia. A cautela deve dominar as próximas sessões, com os investidores a aguardarem por mais resultados das cotadas, mas também pela reunião do Banco Central Europeu (BCE).
O índice de referência nacional, o PSI-20, recuou 0,29% para 5.436,28 pontos, com nove cotadas no vermelho, oito no verde e uma inalterada. “Tal como na Europa, a época de resultados em Portugal ganhará uma maior dinâmica nos próximos dias, com a publicação das contas trimestrais da Impresa, da Jerónimo Martins e da Navigator”, referem os analistas do BPI no seu Diário de Bolsa.
É a terceira sessão consecutiva de perdas para a praça lisboeta, pressionada pelas perdas do BCP: o banco liderado por Nuno Amado desceu 1,62% para 25,50 cêntimos. Mas a instituição financeira não foi a única cotada a destacar-se pela negativa. A Galp Energia desceu 1,14% para 15,56 euros, enquanto a EDP cedeu 0,07% para 3,01 euros.
No verde encerraram cotadas como a Mota-Engil (+1,09%), mas também a Jerónimo Martins (+0,45%). Em relação à dona do Pingo Doce, os analistas do CaixaBI estimam um lucro de 292 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, com as vendas a situarem-se nos 11,9 mil milhões de euros. Os resultados da Jerónimo Martins são apresentados na próxima quarta-feira.
Na semana em que o BCE, liderado por Mario Draghi, deverá centrar todas as atenções do mercado, os investidores vão manter-se cautelosos. Uma abordagem que deve refletir-se no desempenhos das bolsas europeias. Nesta primeira sessão da semana, o Stoxx 600 somou ligeiros 0,18%, enquanto as principais praças do Velho Continente seguiram o mesmo rumo. O IBEX-35 caiu 0,7%, penalizado pelos receios em torno da Catalunha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP desliza. PSI-20 cai pela terceira sessão consecutiva
{{ noCommentsLabel }}