Oficial: Governo confirma que Mário Centeno apresentou candidatura ao Eurogrupo
Depois de toda a especulação, o ministro das Finanças português candidatou-se mesmo à presidência do Eurogrupo.
Mário Centeno candidatou-se para ser o próximo presidente do Eurogrupo, o grupo informal dos ministros das Finanças da Zona Euro, confirmou, esta quinta-feira, o gabinete do primeiro-ministro, António Costa. Se vencer a votação da próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, o ministro das Finanças português vai suceder a Jeroen Dijsselbloem.
“O Governo português apresentou esta manhã a candidatura do Ministro das Finanças, Mário Centeno, à presidência do Eurogrupo. A eleição terá lugar na próxima reunião do Eurogrupo, agendada para segunda-feira, dia 4 de dezembro”, pode ler-se na nota enviada pelo Governo às redações.
Os candidatos tinham até às 11h, hora de Lisboa, para entrarem na corrida. Esta quinta-feira, Centeno foi dado como favorito pelo Financial Times. O jornal britânico assinalou que os líderes europeus preferem Mário Centeno ao seu principal concorrente, o italiano Padoan, devido às eleições que se aproximam em Itália.
O ministro português reúne já vários apoios. Segundo o Financial Times, Angela Merkel e Emmanuel Macron reuniram-se na quarta-feira com os primeiros-ministros de Portugal e de Itália, para decidirem quem deveria avançar: se Centeno, se o ministro italiano, Pier Carlo Padoan. A escolha terá recaído no ministro português.
A imprensa italiana avança que Itália irá apoiar Centeno e também Luis de Guindos, ministro das Finanças espanhol, já assumiu o apoio ao ministro português, apesar das diferenças partidárias.
Para além de Mário Centeno, a ministra letã das Finanças, Dana Reizniece-Ozola, também já apresentou a candidatura à presidência do Eurogrupo.
Notícia atualizada às 10h54 com mais informação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Oficial: Governo confirma que Mário Centeno apresentou candidatura ao Eurogrupo
{{ noCommentsLabel }}