E o título de empresa mais inovadora em 2017 vai para… a Amazon
A multinacional de retalho destrona assim a liderança da Volkwagen, que durava desde 2012. A Pharol é a única entidade portuguesa a figurar a lista internacional.
A Amazon é a empresa mais inovadora de 2017. Quem o diz é a consultora PwC no estudo 2017 Global Innovation 1000. A gigante de retalho internacional ultrapassou a Volkwagen, numa lista anual publicada desde 2005 que reúne as 1.000 empresas que mais investiram em Investigação e Desenvolvimento (I&D).
De acordo com o estudo, a Amazon gastou 16,1 mil milhões de dólares em I&D, um valor acima dos 12,1 mil milhões gastos na mesma área pela empresa automóvel alemã, que este ano desce para a quinta posição. No ano passado os gastos da Amazon em I&D foram de 12,5 mil milhões de dólares.
O topo da tabela é completado pela Alphabet, que investiu 13,9 mil milhões de dólares em I&D, seguindo-se a Intel e a Samsung, que gastaram 12,7 mil milhões cada. A Pharol é a única empresa portuguesa na lista. Surge em 881º lugar, com um investimento de um milhão.
As 10 empresas mais inovadoras de 2017, segundo a PwC (em milhares de milhões de dólares)
- Amazon.com, Inc. – 16.1
- Alphabet Inc. – 13.9
- Intel Corporation – 12.7
- Samsung Electronics Co., Ltd. – 12.7
- Volkswagen Aktiengesellschaft – 12.1
- Microsoft Corporation – 12
- Roche Holding AG – 11.4
- Merk & Co., Inc – 10.1
- Apple Inc – 10
- Novartis AG – 9.6
Segundo o inquérito a 562 líderes de empresas de todo o mundo incluído no mesmo estudo, 52% afirmam que o nacionalismo económico terá um impacto moderado a significativo nos seus investimentos em I&D. Esse nacionalismo económico poderá, contudo, levar a perdas de eficiência nas empresas.
Alemanha, França e Canadá seriam os países que mais beneficiariam se as políticas de protecionismo se tornassem uma realidade de longo prazo. Estados Unidos, China e Reino Unido são os países mais vulneráveis, caso potenciais alterações políticas tragam um impacto sobre os investimentos em I&D.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
E o título de empresa mais inovadora em 2017 vai para… a Amazon
{{ noCommentsLabel }}