Astroempreendedores. Portugal lidera projeto europeu no setor espacial
Projeto europeu vai acelerar 150 startups que encontrem no Espaço novas oportunidades de negócio. Astropreneurs inclui formação intensiva e workshops para empreendedores.
Chama-se Astropreneurs e vai acelerar 150 startups que encontrem no Espaço novas oportunidade de negócio. Este programa europeu liderado por Portugal (através do Instituto Pedro Nunes) quer estimular o crescimento de empresas no mercado espacial ou que incorporem tecnologia espacial em aplicações terrestres.
No decorrer deste projeto, 500 empreendedores vão ter acesso a formação intensiva, que inclui 50 horas de mentoria e consultoria com 100 especialistas. Além disso, estão previstos workshops técnicos e reuniões com os principais nomes da indústria espacial. Os objetivos são claros: acelerar os negócios e captar financiamento público e privado. O programa é alimentado em dois milhões de euros pela Comissão Europeia, através do Horizonte 2020 — valor que deverá servir para alavancar as empresas que participem no Astropreneurs.
Na próxima terça-feira, dia 9 de janeiro, começam as reuniões com os vários parceiros envolvidos: além de Portugal, estão a participar a Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Reino Unido e República Checa. As candidaturas para as empresas abrem em setembro deste ano.
A relação do Instituto Pedro Nunes com o espaço não é nova. Desde a sua criação, que mantém uma forte ligação a este setor, nomeadamente com a incubação de algumas das empresas espaciais portuguesas mais importantes, como a Critical Software e a Active Space Technologies.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Astroempreendedores. Portugal lidera projeto europeu no setor espacial
{{ noCommentsLabel }}