Mário Centeno: Exportações atingiram 42% do PIB em 2017

  • Lusa
  • 24 Janeiro 2018

O ministro revelou esta quarta-feira que as exportações valeram 42% do PIB em 2017. Transmitiu este número no final de um encontro com António Costa e Christine Lagarde.

O ministro das Finanças revelou que as exportações portuguesas atingiram 42% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, indicador que considerou um sinal da resiliência da economia nacional face a uma evolução na política monetária europeia. Mário Centeno transmitiu este dado económico no final de um encontro entre o primeiro-ministro, António Costa, e a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, no âmbito do Fórum Económico Mundial, que decorre em Davos, na Suíça.

Questionado sobre o cenário de uma mudança a prazo na política monetária na zona euro, o presidente do Eurogrupo e titular da pasta das Finanças do Governo português defendeu que Portugal “está agora muitíssimo melhor preparado para aquilo que é o futuro da política monetária e económica europeia”. “O país mostra muita resiliência em diversos indicadores. Em 2017, Portugal atingirá 42% das exportações no peso do PIB e um crescimento histórico da quota de mercado”, disse.

Mário Centeno acentuou que as exportações portuguesas, ao longo do último ano, “cresceram muito mais do que o comércio internacional, o que significa que há uma base de sustentabilidade forte da evolução económico-financeira nacional”. “Isso permitirá enfrentar melhor os desafios futuros, incluindo os da política monetária”, sustentou o ministro das Finanças.

A 9 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estatística revelará os dados do comércio internacional de bens relativo a dezembro do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mário Centeno: Exportações atingiram 42% do PIB em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião