Pensões de carreiras longas sem bonificação? UGT quer esclarecimentos
Ao mesmo tempo que elimina o fator de sustentabilidade nas pensões de carreiras muito longas, o Governo também retira bonificações. UGT pede esclarecimentos ao Executivo.
A UGT entende que é preciso clarificar a questão suscitada esta sexta-feira em torno das pensões atribuídas a trabalhadores com carreiras contributivas muito longas. E não põe de parte a possibilidade de questionar o Governo na reunião de concertação social prevista para dia 23.
De acordo com o Jornal de Negócios, no âmbito do novo regime de reformas antecipadas para carreiras contributivas muito longas, o fim do corte do fator de sustentabilidade só é aplicado quando, em contrapartida, aquela pessoa perde o direito às bonificações por muitos anos de descontos. Os especialistas contactados mostram dúvidas quanto ao fundamento legal deste procedimento. Citando o Governo, o jornal indica ainda que quando o novo regime se revela menos favorável, é aplicado o antigo. Mas o que não se garante é que o novo regime venha a resultar num benefício, adianta ainda o Negócios.
“Compete ao Governo clarificar a situação”, diz Sérgio Monte em declarações ao ECO. E acrescenta: “Não me parece que o regime de bonificações, seja ele qual for, tenha sido suspenso, porque isso não foi negociado”. O dirigente da UGT entende que a questão tem de ser esclarecida e admite suscitar a questão numa próxima reunião de concertação social.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pensões de carreiras longas sem bonificação? UGT quer esclarecimentos
{{ noCommentsLabel }}