Estas são as autoestradas do futuro. Carregam automóveis elétricos em andamento
Já foi inaugurada na Suécia a primeira autoestrada capaz de carregar automóveis elétricos em pleno andamento. Na China, vai ser construída uma com painéis solares.
Já abriu a primeira estrada do mundo capaz de carregar a bateria aos carros e camiões que se movam a energia elétrica. Fica na Suécia, nas redondezas de Estocolmo, e o objetivo é expandir o conceito a mais troços de estrada no país. A medida vai ao encontro do compromisso sueco de eliminar a dependência dos combustíveis fósseis até 2030.
Para já, são dois quilómetros de estrada com um duplo carril eletrificado e um aparelho que pode ser acoplado aos automóveis ligeiros e pesados. Quando o veículo entra nessa estrada, o braço mecanizado procura conectar-se ao carril. Caso o veículo se desvie da rota, a ligação é automaticamente cortada. O troço liga o aeroporto de Estocolmo Arlanda a um posto logístico na periferia da capital.
De acordo com o jornal The Guardian, este tipo de tecnologia permitirá reduzir o tamanho das baterias, uma vez que os automóveis poderão ser carregados em andamento. Ao mesmo tempo, isso diminuirá os custos dos automóveis elétricos e espera-se que promova uma maior adesão a esta tecnologia.
China prepara autoestrada solar
O lançamento da estrada na Suécia surge na mesma altura em que também a China tem planos para desenvolver uma infraestrutura semelhante. De acordo com a Bloomberg, o país tem planos para incorporar painéis solares numa autoestrada que também permitirá carregar automóveis em andamento e onde passam 45.000 automóveis todos os dias, refere a agência.
A estrada em causa situa-se perto da cidade de Jinan. Os painéis solares que serão embutidos na via deverão ser capazes de gerar energia suficiente para alimentar a iluminação pública e 800 casas.
Este tipo de inovações é também mais um passo no caminho da condução autónoma. Desde logo, o próprio Governo chinês prevê que todos os veículos não precisem de condutor já em 2030, o que implicará não só melhorias nas infraestruturas como, também, melhorias na cobertura de rede móvel (como é o caso do 5G).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Estas são as autoestradas do futuro. Carregam automóveis elétricos em andamento
{{ noCommentsLabel }}