Bancários indignados com perdão da dívida ao Sporting pelo BCP e Novo Banco
A federação sindical dos bancários mostrou o seu desagrado por ter havido um perdão da dívida ao Sporting enquanto no BCP os rendimentos estão congelados e no Novo Banco há despedimento coletivo.
A Febase, federação representante dos bancários portugueses, emitiu um comunicado no qual afirma que os bancários estão indignados com o perdão da dívida do Sporting que foi feito pelos bancos Millennium BCP e Novo Banco, uma vez que os trabalhadores enfrentam “a perda sucessiva de condições de trabalho, à recusa de aumentos de retribuições e à apresentação de propostas de atualizações salariais ridículas, por parte de tais Bancos”.
Num comunicado publicado na página oficial deste sindicato, a Febase refere que a dívida perdoada, segundo noticiou esta sexta-feira o Correio da Manhã, no valor de 94,5 milhões de euros, provocaria “uma situação causadora de justificada indignação”, já que as reivindicações de aumentos salariais e melhores condições de trabalho dos bancários têm sido rejeitadas por falta de fundos.
“A título de exemplo, como é sabido, o BCP, ao abrigo do designado “Memorandum de Entendimento”, congelou e diminuiu rendimentos dos seus trabalhadores (…). O Novo Banco, por sua vez, recorreu a um despedimento coletivo (cuja impugnação ainda corre nos tribunais), promoveu extinções de muitas centenas de contratos de trabalho (…)”, continua o comunicado.
Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, já assinalara num artigo de opinião que tinha havido uma negociação para melhorar a condição financeira do clube, tendo baixado a dívida a estes dois bancos. Para os bancários, este perdão da dívida trata-se mesmo de “gestão danosa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bancários indignados com perdão da dívida ao Sporting pelo BCP e Novo Banco
{{ noCommentsLabel }}