“Temos o mesmo objetivo: liderar nas renováveis”. China Three Gorges explica em vídeo a oferta à EDP
A CTG lançou uma OPA à EDP. Em vídeo, o CFO do grupo chinês explica os motivos da operação, garantindo que o objetivo é manter a sede da energética em Lisboa. E as ações no PSI-20.
A China Three Gorges lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital da energética portuguesa. Numa mensagem em vídeo, o CFO do grupo chinês explica a operação, garantindo que a CTG e a EDP caminham na mesma direção. Salienta o facto de ambas as empresas quererem ser líderes nas energias renováveis.
“A CTG e a EDP têm a mesma visão e estratégia: serem líderes globais nas energias renováveis”, afirma Yang Ya, administrador financeiro do grupo, procurando explicar a lógica por detrás da OPA em que oferece 3,26 euros por cada ação da elétrica nacional. Ao mesmo tempo, a China Three Gorges apresentou também uma oferta sobre a EDP Renováveis, propondo pagar 7,33 euros por cada título.
“A CTG é um parceiro de longo prazo da EDP”, nota Yang Ya, explicando que esta “oferta é, por isso, um passo natural depois de seis anos de parceria bem-sucedida”, refere. Foi em 2011 que a CTG entrou no capital da EDP, numa operação que tinha como objetivo servir de porta de entrada para o grupo na Europa.
"A oferta [sobre a EDP] é um passo natural depois de seis anos de parceria bem-sucedida.”
Com esta OPA sobre 100% do capital, mas que será um sucesso com apenas 50% mais uma ação, a CTG diz que pretende “ajudar a EDP a crescer rapidamente e a reforçar a sua posição no mercado nacional”, mas também nos restantes países de língua portuguesa.
E o CFO garante que mesmo passando a controlar a empresa liderada por António Mexia, a EDP manterá a sua autonomia. A sede ficará em Lisboa, e as ações irão continuar “cotadas na bolsa de Lisboa”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Temos o mesmo objetivo: liderar nas renováveis”. China Three Gorges explica em vídeo a oferta à EDP
{{ noCommentsLabel }}