Vai nascer uma incubadora de startups na região de Pedrógão Grande
Um grupo de amigos decidiu criar uma incubadora depois do Renascer Challenge, cujo objetivo passava por promover negócios na região e inspirar as pessoas a seguir em frente, com novas ideias.
Três amigos naturais de Pedrógão Grande decidiram puxar pela região onde cresceram com um concurso de ideias e agora pretendem criar uma incubadora na zona afetada pelo grande incêndio de junho de 2017.
Em maio, terminou a fase final do concurso de ideias de negócios Renascer Challenge, um projeto lançado por três amigos de Pedrógão Grande — Feliciano Roldão, de 37 anos, Sofia Carmo, de 38 anos, e Bruno Fernandes, de 34 –, em conjunto com a incubadora A Ponte e a Associação New Discoveries Portugal.
O objetivo passava por promover negócios na região e inspirar as pessoas a seguir em frente, com novas ideias, depois do grande incêndio de junho de 2017 ter afetado gravemente a zona. Este fogo provocou a morte a 66 pessoas, além de 250 feridos e prejuízos incalculáveis em empresas e floresta.
Depois de realizada essa iniciativa, o grupo de amigos, em conjunto com as mesmas organizações que apoiaram o concurso, avançam com a criação de uma incubadora ainda este ano, na região, contou à agência Lusa Feliciano Roldão, o único dos três amigos que vive fora de Pedrógão Grande.
Ao que tudo indica, Castanheira de Pera poderá ser o concelho escolhido para albergar o espaço, acrescentou, referindo que estão a decorrer reuniões com as autarquias de Castanheira de Pera e Pedrógão Grande para ser escolhido um espaço onde se possa fixar a entidade.
A incubadora pretende também ter uma colaboração com o Centro Investe, do município vizinho de Figueiró dos Vinhos. “A intenção é criar a incubadora este ano e, se possível, ainda no verão”, afirmou.
"Com esse evento, queremos trazer todos os anos inspiração para os empreendedores locais, debater os principais desafios para o futuro e promover um grande momento de ‘networking’ entre entidades locais e todos os nossos convidados.”
Para além do apoio aos projetos apoiados pelo concurso e a criação de uma incubadora, a equipa está também a preparar o “Renascer Summit”, uma conferência de empreendedorismo focada no interior, que se realizará em novembro.
“Lisboa tem a Web Summit, o Porto tem a Feira do Empreendedor e este seria o evento de empreendedorismo para esta região”, sublinhou Feliciano Roldão. O evento pretende ser “o grande evento sobre o interior”, querendo trazer bons exemplos para o debate, que estará focado em temas como o turismo e o desenvolvimento dos recursos naturais da região.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Vai nascer uma incubadora de startups na região de Pedrógão Grande
{{ noCommentsLabel }}