BCP deixa de emprestar dinheiro aos clubes de futebol
Miguel Maya, o novo presidente executivo do BCP, decidiu deixar de financiar clubes de futebol. A medida entra em vigor num momento particularmente sensível para o desporto rei em Portugal.
O BCP vai deixar de emprestar dinheiro a clubes de futebol. Há vários anos que o banco ajudava a financiar estas instituições, mas o novo presidente executivo, Miguel Maya, já tomou a decisão: este tipo de operações é para acabar, noticia o Público (acesso condicionado) esta quarta-feira.
Esta decisão surge num momento particularmente crítico no futebol português, sobretudo face à crise do Sporting, numa altura em que a SAD leonina deve cerca de 150 milhões de euros ao BCP, mais cerca de 150 milhões ao Novo Banco. O novo líder do BCP pretende assim reduzir a exposição do banco aos clubes de futebol, por causa dos riscos existentes e por não serem investimentos que se alinhem com a estratégia da instituição.
O Público recorda também que esta medida não é propriamente nova. Em 2012, no período da troika, quando o BCP pediu três mil milhões de euros de dinheiro público para se financiar, a autoridade europeia DGComp exigiu ao banco que não aumentasse a sua exposição a clubes de futebol. Segundo o jornal, a exigência foi levantada em fevereiro do ano passado, quando o BCP pagou esta dívida.
Além do Sporting, também os rivais Benfica e Porto estão a ser pressionados para pagar dívidas a bancos como o Novo Banco, a Caixa Geral de Depósitos ou o BPI. Para tal, têm abatido o passivo com recurso às receitas, ou através da emissão de obrigações.
É, de resto, uma hipótese fora do radar do Sporting, pelo menos para já: no início deste mês, como noticiou o ECO, a CMVM decidiu atrasar uma emissão de obrigações que estava agendada pela SAD de Alvalade, através da qual o clube pretendia levantar 15 milhões de euros. A decisão do regulador foi justificada com a instabilidade em torno do universo do clube, o que pôs ainda mais pressão sobre a tesouraria do Sporting. Com a decisão do BCP, a SAD perde um parceiro na banca.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP deixa de emprestar dinheiro aos clubes de futebol
{{ noCommentsLabel }}