PSI-20 levado em maré vermelha que arrasta praças europeias
A Mota Engil, a Jerónimo Martins e a Galp estão entre as cotadas que levaram o PSI-20 a perder quase um ponto percentual, num dia em que as bolsas pela Europa fora ficaram no vermelho.
A bolsa lisboeta sofreu um golpe esta segunda-feira, terminando a sessão com menos 0,84%: o índice bolsista PSI-20 ficou nos 5.528,75 pontos. A queda acontece no mesmo dia em que as principais praças europeias, e também Nova Iorque, mostram quebras significativas, numa altura em que as tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos mantêm o seu ritmo crescente.
A Jerónimo Martins e a Mota Engil foram dois dos pesos pesados da bolsa de Lisboa com perdas significativas neste começo de semana. A retalhista perdeu 1,28% para os 13,01 euros enquanto a empresa de construção civil caiu 0,34% para os 2,93 euros. O BCP também deu por si no vermelho, com perdas de 1,3% para os 26,54 cêntimos.
A quebra na bolsa também atingiu a Galp, que caiu perto de um ponto percentual. Numa segunda-feira em que o barril de petróleo desvaloriza, a energética foi penalizada em 0,87% caindo para os 15,95 euros.
Foi um choque que não chegou à EDP nem à EDP Renováveis, duas das quatro cotadas a conseguir ficar no verde, embora com ganhos modestos. Também no positivo ficaram a Semapa e os CTT, os segundos com ganhos de 1,19% que os deixaram nos 3,05 euros.
Na Europa, as principais praças ficaram todas no negativo, com Paris a perder quase 2% e Londres a cair 2,44%. As quedas refletem a situação em Nova Iorque, onde a sessão permanece negativa devido às tensões comerciais entre a China e os Estados Unidos, que deixam os investidores nervosos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSI-20 levado em maré vermelha que arrasta praças europeias
{{ noCommentsLabel }}