Pepper é o mais recente assistente do banco HSBC. E é um robô

  • Rita Frade
  • 27 Junho 2018

Depois da restauração, dos aeroportos e dos centros comerciais, o robô "Pepper" vai agora ajudar a atender clientes do banco HSBC, em Nova Iorque.

“Pepper” é a mais recente contratação do banco HSBC, de Nova Iorque. Trata-se de um robô humanóide desenvolvido pelo SoftBank Robotics para ajudar a atender clientes, seja em bancos, aeroportos, centros comerciais ou restaurantes, como a Pizza Hut.

No HSBC, “Pepper” vai ser responsável por receber os clientes e fazer perguntas sobre as suas necessidades, para além de lhes dar informações sobre os serviços e produtos financeiros do banco, explicar-lhes as diferentes opções de apoio ao cliente, mostrar-lhes como funciona a sua aplicação móvel, entre outras tarefas.

O robô é, inclusivamente, responsável por entreter os clientes, caso os funcionários do banco não estejam imediatamente disponíveis. Assim sendo, tirar selfies, contar piadas ou dançar também fazem parte do leque de tarefas de “Pepper”.

Com este investimento, o HSBC pretende levar mais clientes ao banco e melhorar a experiência que estes têm com o mesmo.

O HSBC vem, assim, juntar-se a outros bancos, como o RoyalBankof Scotland ou o Commerzbank, que — numa tentativa de poupar dinheiro e tornarem-se mais eficientes –, têm recorrido à inteligência artificial e robótica para automatizar tarefas, que até aqui eram feitas por humanos.

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