A manhã num minuto

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

Os produtores de torres eólicas são confrontados com preços muito mais baixos da China e pedem à UE uma nova taxa anti-dumping. Empresas apontam para quebra de 20% do volume de negócios. As propostas para alterar a legislação do alojamento local vão ser votadas esta semana. Municípios deverão ganhar poderes.

As empresas produtoras de torres eólicas na Europa, nomeadamente em Portugal, estão em grandes dificuldades por causa da concorrência chinesa, que classificam como “desleal”. Em causa está a perda de 20% do seu volume de negócios só este ano. As empresas de metalomecânica uniram esforços e estão a pressionar Bruxelas para que introduza taxas anti-dumping às importações de torres provenientes da China.

Os condomínios deverão ter uma palavra a dizer no alojamento local, mas só em casos de conflito e só através de queixa apresentada às câmaras municipais. É desta forma que o Partido Socialista (PS) pretende assegurar que a proposta inicial que tinha apresentado, que dava aos condomínios o poder de autorizarem ou não a abertura de um alojamento local, não seja totalmente posta de parte. Esta proposta de alteração ao projeto inicial será apresentada esta semana no Parlamento e deverá merecer o apoio da esquerda.

Um mês depois de ter assumido o cargo de administrador financeiro do Sporting, Paulo Mendes Salsa deixou a nova equipa liderada por Sousa Cintra. O anúncio é feito pela SAD, esta segunda-feira, que esclarece que apesar desta renúncia, Paulo Mendes Salsa continua a ser o responsável por gerir o dinheiro do clube.

1 de novembro de 1897. Um grupo de estudantes de um liceu de Turim juntava-se para dar corpo à sua paixão pelo futebol e criar um clube desportivo. Jovens, o mais velho com apenas 17 anos, quiseram refletir isso mesmo. Batizaram o clube de Juventus, palavra em latim para “juventude”. O resto é história: estrearam-se no campeonato nacional italiano em 1900, começaram a vestir a camisola de riscas brancas e pretas em 1903, venceram o primeiro campeonato nacional em 1905.

O ministro para o Brexit, David Davis, apresentou a sua demissão por divergências com a primeira-ministra britânica. Theresa May, que entretanto já indicou o nome de Dominic Raab para ocupar o lugar deixado vago, anunciou que o Governo concordou com um plano para manter algumas ligações à União Europeia depois de o país sair da região, em 2019.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião