Chineses da HNA encaixam mais de dois mil milhões de dólares com venda de subsidiária
O grupo chinês pretende vender 30% da sua subsidiária de aluguer de aeronaves a uma empresa japonesa, para ultrapassar a crise financeira.
Os acionistas chineses da TAP continuam com as vendas para superar a crise financeira. Desta vez, o HNA Group assinou um acordo com a japonesa Orix para a venda de uma parte de uma subsidiária, que atua na área do aluguer de aeronaves, num total de mais de dois mil milhões de dólares, avança o Expansión (conteúdo em espanhol). Do lado da Orix, o objetivo desta operação é crescer e fortalecer a sua filial de aluguer de aeronaves.
O acordo — assinado entre o HNA Group e a Orix Aviation, uma subsidiária da Orix na Irlanda –, prevê a venda de 30% da Avolon Holdings, uma filial de aluguer de aeronaves, pertencente aos acionistas chineses da TAP. No total, o negócio ascenderá a 2.217 milhões de dólares (1.914 milhões de euros).
A Avolon tem, atualmente, 532 aeronaves, para além de outros 30 dispositivos e 328 em lista de espera. Por sua vez, a japonesa Orix tem 200 aeronaves arrendadas a mais de 70 companhias aéreas, localizadas em 30 países. De acordo com o comunicado emitido pela Orix, citado pelo Expansión, o objetivo é concluir o negócio em novembro e crescer e fortalecer a sua filial de aluguer de aeronaves.
Esta é mais uma venda realizada pelo HNA Group, numa tentativa de ultrapassar a crise de liquidez que atravessa. Assim, para aliviar toda essa pressão financeira, o grupo chinês pretende livrar-se de vários ativos, num total de quase 5.000 milhões de euros, de acordo com a imprensa chinesa. Na lista de vendas estão já vários escritórios: em Manhattan por 246 milhões de euros, em Sydney por 130 milhões de euros e dois lotes residenciais em Hong Kong por 1,6 mil milhões de euros. Atualmente tem para venda um arranha-céus em Chicago.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Chineses da HNA encaixam mais de dois mil milhões de dólares com venda de subsidiária
{{ noCommentsLabel }}