Os bastidores e a estratégia de comunicação rumo à presidência do Sporting
De um lado empresas de consultoria de comunicação. Do outro membros da própria direção. Conheça os responsáveis pela comunicação dos sete candidatos à presidência do Sporting.
Se a voz dos candidatos à liderança do Sporting é importante, o papel que as agências de comunicação (e não só) desempenham por trás de cada um deles também é, sobretudo numa altura em que se vive um clima de grande instabilidade e incerteza em Alvalade. Mas, quem são, afinal, os responsáveis pela comunicação de cada um dos candidatos à presidência do clube?
Nomes como Frederico Varandas ou Dias Ferreira preferiram deixar o seu futuro nas mãos de empresas de consultoria de comunicação. LPM e Hill+Knowlton Strategies foram as eleitas pelos candidatos.
Já João Benedito, José Maria Ricciardi, Pedro Madeira Rodrigues, Rui Jorge Rego e Fernando Tavares Pereira preferiram deixar essa tarefa ao cargo de membros da própria direção da lista candidata.
E a crise que o Sporting está a viver? Será que afeta, de alguma forma, a maneira como é feita a comunicação? Para a maioria dos profissionais, não. O que realmente importa é o que está para vir.
Este é apenas “um ponto de partida para as eleições“, diz André Amaral ao ECO, diretor de comunicação da campanha de João Benedito. É preciso “otimismo e não continuar neste clima de receios, de medos e de coisas negativas“, refere o mesmo, acrescentando que têm procurado elogiar “aquilo que é bom no Sporting“.
Para a direção da lista de José Maria Ricciardi, numa resposta enviada por correio eletrónico, “a crise condiciona as preocupações dos sportinguistas”. Contudo, acrescenta a mesma fonte, “tem havido grande recetividade por parte de todos para ouvirem a mensagem“.
José Diogo, mandatário e diretor de comunicação da campanha de Rui Jorge Rego, diz que, inicialmente, havia uma parte dos sócios “mais disposta a ouvir do que outra“. No entanto, acredita que “este processo eleitoral vai unir os sócios em torno daquilo que é o futuro, que é aquilo que interessa a toda a gente“.
"Este processo eleitoral vai unir os sócios em torno daquilo que é o futuro, que é aquilo que interessa a toda a gente.”
Também Luís Matos, diretor de campanha de Fernando Tavares Pereira, não esconde que sente que “há núcleos [do Sporting] que ainda estão comprometidos com o anterior presidente“. De qualquer forma, “esta campanha não ataca ninguém, porque queremos proteger o nome do Sporting“, diz Luís Matos.
Relativamente aos meios utilizados para a divulgação da campanha, os sete candidatos parecem estar igualmente em sintonia: cada um à sua maneira, mas todos fazem questão de estar presentes nas redes sociais.
Mas, também aqui, o sentimento em relação às mesmas é comum: “estamos a comunicar pelas redes sociais, embora seja uma coisa mais difusa“, uma vez que “não sabemos quem é sócio e quem não é“, diz José Diogo, uma ideia também partilhada por André Amaral.
Luís Matos afirma, inclusive, que poderiam ter-se limitado às redes sociais, aos debates, às salas de hotel e à comunicação social, por ser “mais confortável“, mas preferiram “fazer alguma coisa pela diferença“, isto é, reunirem-se com os sócios nos diferentes núcleos do país.
O diretor de campanha de Fernando Tavares Pereira acrescenta, ainda, que em “termos de comunicação” não se preocupam muito com o “onde é que vamos chegar, mas sim como e onde onde vamos estar todos os dias e nós quisemos estar, exatamente, com os sócios“.
"Em termos de comunicação, não nos preocupamos muito com o onde é que vamos chegar, mas sim como e onde vamos estar todos os dias e nós quisemos estar, exatamente, com os sócios.”
O ECO tentou contactar a LPM (responsável pela candidatura de Frederico Varandas) e a Hill+Knowlton Strategies (responsável pela candidatura de Dias Ferreira) e ambas não quiseram prestar declarações, justificando o silêncio com as restrições contratuais com os respetivos candidatos. Em relação à comunicação de Pedro Madeira Rodrigues, as respostas não chegaram a tempo da publicação deste artigo.
Várias fontes contactadas pelo ECO avançam, ainda, que a JLM & Associados é a empresa de consultoria de comunicação responsável pela candidatura de José Maria Ricciardi, ainda que a direção da lista tenha dito que essa campanha estaria a cargo da própria entidade.
A menos de duas semanas da eleição do próximo presidente do Sporting Clube de Portugal — o ato eleitoral está marcado para 8 de setembro –, resta saber quem sairá vitorioso.
Conheça as listas:
- Lista A – João Benedito
- Lista B – José Maria Ricciardi
- Lista C – Pedro Madeira Rodrigues
- Lista D – Frederico Varandas
- Lista E – Rui Jorge Rego
- Lista F – Dias Ferreira
- Lista G – Fernando Tavares Pereira
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