Bruxelas vai pedir esclarecimentos sobre propostas orçamentais a pelo menos três países

  • Lusa
  • 18 Outubro 2018

Segundo o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, Bruxelas vai pedir esclarecimentos sobre as propostas orçamentais a pelo menos três países: Itália, Bélgica e Espanha.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que o executivo comunitário deverá pedir esclarecimentos sobre outras propostas orçamentais na zona euro, para além da Itália. “Analisámos brevemente as questões orçamentais, que estão na ordem do dia”, durante a cimeira da zona euro, disse Juncker, na conferência de imprensa final, salientando que “nos casos em que houver dúvidas, estas serão esclarecidas”.

“O primeiro-ministro italiano apresentou a situação com talento e esta será analisada com o mesmo rigor do que todas as outras propostas de orçamento já recebidas”, salientou. Para além de Itália, Juncker falou no caso da Bélgica, esclarecendo que não há qualquer decisão tomada sobre a proposta orçamental e que se houver dúvidas sobre esta ou qualquer outra, estas serão esclarecidas. O Governo de Madrid, segundo a Efe, já confirmou que irá receber uma carta de Bruxelas a pedir esclarecimentos.

Na cimeira da zona euro, indicou que “chegámos finalmente a acordo sobre a necessidade de completar a União Monetária e a União dos Mercados de Capitais, bem como as garantias de depósitos”.

Em Itália, o executivo de coligação populista, que inclui o Movimento Cinco Estrelas (M5S) e a Liga, enviou na noite de segunda-feira a Bruxelas um plano orçamental em que prevê um défice de 2,4% do PIB para 2019. O “orçamento do povo”, como foi batizado pelo governo, inclui 37 mil milhões de euros de despesas extras e uma redução de impostos, o que elevará o défice a 22 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas vai pedir esclarecimentos sobre propostas orçamentais a pelo menos três países

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião