Eurodeputado alemão Manfred Weber é o candidato do PPE à Comissão Europeia
O eurodeputado alemão derrotou o finlandês Alexander Stubb. Obteve cerca de 80% dos votos
O Partido Popular Europeu — da família do PSD e CDS — já escolheu o seu candidato à Comissão Europeia. O alemão Manfred Weber foi eleito, esta manhã, no congresso de Helsínquia, com 79,2% dos votos, ao recolher 492 votos, contra os 20% do finlandês Alexander Stubb, que teve o apoio de 127 delegados.
O eurodeputado alemão da Baviera contou com o apoio da maioria dos partidos e chefes de Governo da maior família europeia. Também o presidente do PSD, Rui Rio, tinha declarado apoio a Weber. Já os centristas não apoiaram nenhum dos candidatos, acabando Assunção Cristas por dar liberdade de voto aos seus delegados ao congresso.
No debate de ontem entre Weber e o finlandês Alexander Stubb, no congresso da direita europeia, Weber admitiu haver “uma revolução em curso” no que toca aos desafios da economia. Ainda assim, o alemão disse que a situação na União Europeia era melhor do que há cinco anos, quando o presidente da Comissão Jean-Claude Juncker tomou posse.
A segunda maior família Europeia, os Socialistas e Democratas, vão escolher o seu candidato à Comissão a 1 de dezembro, no Congresso, em Lisboa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Eurodeputado alemão Manfred Weber é o candidato do PPE à Comissão Europeia
{{ noCommentsLabel }}