EDP Comercial vai começar a vender energia na Polónia. Segue-se França, Itália e Texas
França, Itália e Texas são as outras regiões onde a EDP Comercial vai vender energia a clientes empresarias, mas estas ainda não têm um calendário definido.
A EDP Comercial, que atua no mercado livre de energia, está prestes a dar o primeiro passo rumo à internacionalização. A Polónia será o primeiro país onde a empresa vai começar a vender eletricidade, já no início do próximo ano. No calendário da internacionalização estão, também, França, Itália e Texas.
“Com foco no mercado empresarial, o nosso objetivo é começar a comercialização [no mercado polaco] já em 2019”, avançou Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP Comercial. “Os outros países [que constam na agenda da internacionalização da empresa] deverão seguir este exemplo em breve”, acrescentou numa apresentação feita aos jornalistas na sede da elétrica.
A Polónia será, assim, o primeiro país onde a empresa vai iniciar a venda de eletricidade a clientes empresariais, sobretudo devido ao facto de já ter uma country manager, algo que Vera Pinto Pereira anunciou esta terça-feira durante uma conferência de imprensa de apresentação da nova estratégia da EDP Comercial.
Quantos às restantes localizações em agenda, ainda não há datas para o início da comercialização, tudo irá depender “do desenrolar das negociações”. Este é o primeiro passo da Comercial no caminho para a internacionalização, mas não é uma estreia para o Grupo EDP, que já está presente, lá fora, em Espanha e no Brasil.
“Fomos beber à base, mas há agora um novo pulsar”
A EDP Comercial vai adotar uma nova estratégia de posicionamento no mercado, que — apesar de Vera Pinto Pereira negar tenha alguma coisa a ver com o distanciamento entre a empresa e a base (a EDP) — é um “revisitar da linguagem gráfica e do estilo de comunicação”, adaptado ao mundo e às atuais tendências. O foco está no ritmo e na inovação, consciente de todos os desafios ao nível tecnológico e energético pelos quais o mundo passa.
“Fomos beber à base, mas há agora um novo pulsar”, afirmou a administradora executiva, que está há menos de um ano na liderança da EDP Comercial, tendo deixado as anteriores responsabilidades ibéricas na FOX.
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Da agenda estratégica constam, agora, três prioridades, começando logo pela qualidade de serviço e experiência de cliente. Vera Pinto Pereira afirma que se trata de um “esforço de inovação” e que já está a dar frutos, com “uma taxa de reclamação abaixo da concorrência”. Contudo, confessa que, hoje em dia, os clientes já não comparam a EDP com as suas concorrentes, mas com a Amazon ou a Netflix, por exemplo.
Em segundo lugar, a EDP Comercial quer distinguir-se por não ser apenas uma empresa que vende energia, mas uma empresa que vende serviços de energia inteligente. Quer com isto dizer “serviços que respondem às novas necessidades do cliente e que lhes aportam valor”. Por fim, Vera Pinto destaca, ainda, a intenção de ser líder na mobilidade inteligente.
Além de energia, soluções de energia solar ou de eficiência energética
As metas estabelecidas num período de três anos, até 2021, determinam que a empresa alcance uma quota de 40% dos seus clientes cobertos por serviços adicionais, além do fornecimento de energia. Para atingir esse objetivo, a EDP Comercial conta vender mais o serviço Funciona (um serviço que facilita a assistência técnica e as reparações de eletrodomésticos) — que este ano cresceu 15% em Portugal — mas também outros serviços e produtos como soluções de energia solar, de eficiência energética ou seguros de saúde, por exemplo.
A venda de serviços de eficiência energética a clientes empresariais aumentou, por sua vez, 37% em Portugal, desde o início do ano até ao momento
A administradora da EDP Comercial — que se relaciona atualmente com quatro milhões de clientes — aproveitou, ainda, para apresentar uma nova campanha publicitária que faz uma brincadeira com a sigla da empresa (EDP), que significa Energias de Portugal. No vídeo a mensagem é “EDP. A Energia Das Pessoas”.
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