Britânica ASOS derrapa 40%. Arrasta retalhistas europeias para mínimos de 2016
A revisão em baixa das estimativas de vendas anuais da retalhista online britânica após um novembro dececionante não agradou aos investidores. Mas as outras retalhistas também sofrem.
As vendas para o Natal não estão a correr de feição às retalhistas europeias, que parecem acusar os receios económicos. Que o diga a ASOS, cujas ações sofrem um desaire nesta segunda-feira. Registam perdas de mais de 40%, após a revisão em baixa das estimativas de vendas anuais depois de um novembro dececionante em termos de vendas para a retalhista online britânica. O setor europeu recua para mínimos de 2016, arrastando as ações do Velho Continente para o vermelho.
A ASOS anunciou nesta segunda-feira um profit warning relativamente às suas vendas anuais após aquilo que classificou como uma “deterioração significativa” do seu negócio em novembro. Daí resultou que passasse a estimar um crescimento das suas vendas na ordem dos 15%, para o período de 2018/2019, abaixo do intervalo entre 20-25% anteriormente previsto.
Resultado: as suas ações desvalorizam 41%, para as 2,50 libras, um mínimo de mais de três anos (setembro de 2015), na bolsa britânica.
ASOS derrapa em bolsa
Fonte: Reuters
Em virtude dessa desvalorização, a ASOS encolheu 1,3 mil milhões de libras (cerca de 1,45 mil milhões de euros) de valor de mercado apenas nos primeiros minutos de negociação desta segunda-feira.
A retalhista britânica do setor da moda com vendas em mais de 230 países, foi a mais recente cotada do setor europeu a dar sinais negativos devido à fraca operação nas vendas antes do Natal. Tal já aconteceu com a Sport Direct ou a Dixons Carphone.
As retalhistas são, aliás, as que mais condicionam o rumo das ações europeias nesta primeira sessão da semana, ao recuarem para mínimos e julho de 2016.
A H&M, outra das maiores retalhistas do Velho Continente, não escapa a esse sentimento negativo. Vê as suas ações deslizarem 3,8%, apesar de até ter reportado vendas em linha com o esperado.
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